Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, Inês (2021). Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal. Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, CIES-Iscte, evento online.
Exportar Referência (IEEE)
I. M. Aparício,  "Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal", in Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, CIES-Iscte, evento online., 2021
Exportar BibTeX
@misc{aparício2021_1715353180185,
	author = "Lourenço, Inês",
	title = "Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal",
	year = "2021"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal
T2  - Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, CIES-Iscte, evento online.
AU  - Lourenço, Inês
PY  - 2021
AB  - As famílias transnacionais encontram-se inscritas em processos moldados por localidades, envolvidas globalmente e, ao mesmo tempo, situadas localmente. A mobilidade de pessoas implica a circulação de bens, de práticas e de representações simbólicas, que contribuem para a produção de lugares, para a (re)produção de práticas e  para a construção de pertenças. Neste âmbito, o estudo do património – material e imaterial – é um importante contributo para a compreensão destes fenómenos. 
Articulando património e migração, pretende apresentar-se o universo complexo e profundamente diversificado das famílias de origem Indiana em Portugal, permitindo o estudo do seu património migrante, por um lado, enfatizar a heterogeneidade do grupo e das suas expressões culturais e, por outro, dar visibilidade aos seus processos de pluralidade de identidades, de continuidades e de cruzamentos culturais entre a Índia e Portugal. Assim, usando o património migrante (Innocenti 2014) como ponto de partida, pretende-se reflectir sobre várias ideias: a ligação emocional a certos objectos que potenciam narrativas sobre o passado, mas também sobre o presente e o futuro; a centralidade de práticas culturais que se preservam e simultaneamente se adoptam; a pertença transnacional e a decorrente multiplicidade de referências culturais e de traços identitários. A partir de uma selecção de práticas culturais e religiosas e de histórias de vida de alguns objectos, serão apresentados alguns dos trajectos identitários das famílias migrantes, através de uma perspectiva de fluidez, heterogeneidade e complexidade.
Esta apresentação tem por base uma investigação em torno do património migrante das comunidades com origem na Índia a residir em Portugal, enquadrada na concepção de uma futura exposição no Museu Nacional de Etnologia, que visa reflectir sobre a fluidez das fronteiras nacionais e culturais e sobre a complexidade dos processos identitários das sociedades contemporâneas, fazendo uso dos museus como espaços privilegiados de diversidade e de inclusão. 




ER  -