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Mateus, S. (2021). Antes de nos conhecerem, às vezes tratam-nos mal: velhas e novas percepções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente.
S. C. Gomes, "Antes de nos conhecerem, às vezes tratam-nos mal: velhas e novas percepções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar", in XI Congr.o Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, Lisboa, 2021
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TY - CPAPER TI - Antes de nos conhecerem, às vezes tratam-nos mal: velhas e novas percepções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar T2 - XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente AU - Mateus, S. PY - 2021 CY - Lisboa UR - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/ AB - No património de estudos sobre descendentes de imigrantes, a discriminação com base na origem étnica assume um papel central: ela constitui um forte obstáculo à integração e afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre os estudantes e nivela expectativas. A experiência de discriminação na escola desoculta por isso limites importantes à justiça social na educação. A expressão "antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal” é a resposta de João, um aluno de 14 anos, português, de ascendência santomense, à pergunta “– Já alguma vez foste discriminado?”. A apresentação examinará as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Os dados apresentados são parte de uma investigação mais vasta, que visou aprofundar o conhecimento sobre as orientações de futuro no final do ensino básico (9º ano de escolaridade). Trata-se de um estudo multi-método, designado ITEOP- Inquérito às Trajetórias Escolares e Orientações Profissionais, centrado nos processos de escolarização e construção das orientações de futuro de descendentes de imigrantes no final do ensino básico, realizado em 2007 (Mateus, 2014; Seabra, Mateus, Rodrigues & Nico, 2011). O estudo abrangeu um conjunto extenso de dimensões da experiência escolar e juvenil, entre as quais se encontra a discriminação. São analisadas narrativas de alunas/os e de diversos atores escolares – diretores, professoras/es e funcionários, relativamente a esta problemática. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. Pretende-se com esta apresentação discutir sobre a atualidade e relevância dos dados, e a (re)configuração das expressões de discriminação na educação portuguesa atual. ER -