Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, D., Rodrigues, J. & Portela, S. (2019). Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso. Revista Portuguesa de Farmacoterapia. 11 (1), 8-20
Exportar Referência (IEEE)
D. F. Santos et al.,  "Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso", in Revista Portuguesa de Farmacoterapia, vol. 11, no. 1, pp. 8-20, 2019
Exportar BibTeX
@article{santos2019_1714311785549,
	author = "Santos, D. and Rodrigues, J. and Portela, S.",
	title = "Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso",
	journal = "Revista Portuguesa de Farmacoterapia",
	year = "2019",
	volume = "11",
	number = "1",
	doi = "10.25756/rpf.v11i1.211",
	pages = "8-20",
	url = "http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso
T2  - Revista Portuguesa de Farmacoterapia
VL  - 11
IS  - 1
AU  - Santos, D.
AU  - Rodrigues, J.
AU  - Portela, S.
PY  - 2019
SP  - 8-20
SN  - 1647-354X
DO  - 10.25756/rpf.v11i1.211
UR  - http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/index
AB  - Introdução: As empresas do sector farmacêutico foram nestes últimos 10 anos afetadas por inúmeras alterações, não só políticas como económicas e sociais. Assim sendo, tornou-se imprescindível ter uma gestão rigorosa e uma estratégia planeada. Por conseguinte, o balanced scorecard apresentado em 1992 por Kaplan e Norton e melhorado em 1996, permitiu auxiliar as empresas a organizarem a sua estratégia, alinhando-a e comunicando de forma clara e objetiva a todos os segmentos. Tendo em vista o sucesso ao longo dos anos em diversas empresas que aplicaram este instrumento na sua gestão, este artigo tem por objetivo contruir um mapa estratégico e um balanced scorecard aplicado à realidade das farmácias comunitárias.
Metodologia: A metodologia usada baseou-se numa análise quantitativa de dados de uma farmácia, tal como numa análise organizacional interna através de entrevistas semiestruturadas e inquéritos presenciais (Servperf) aos clientes da farmácia.
Conclusão: Concluiu-se que é possível construir um mapa estratégico simples e claro dos objetivos estratégicos da farmácia e apresentar o balanced scorecard desses mesmos objetivos organizados e percetíveis a toda a empresa de modo a enunciar as medidas, metas e iniciativas a realizar.
ER  -