Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Oliveira, Nuno (2021). Migrações e diversidade na cidade empreendedora: a governança do cosmopolitismo. XIV Congresso Luso-Afro- Brasileiro (CONLAB 2021) Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento,.
Exportar Referência (IEEE)
N. F. Oliveira,  "Migrações e diversidade na cidade empreendedora: a governança do cosmopolitismo", in XIV Congr.o Luso-Afro- Brasileiro (CONLAB 2021) Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento,, Coimbra, 2021
Exportar BibTeX
@misc{oliveira2021_1714983097267,
	author = "Oliveira, Nuno",
	title = "Migrações e diversidade na cidade empreendedora: a governança do cosmopolitismo",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Migrações e diversidade na cidade empreendedora: a governança do cosmopolitismo
T2  - XIV Congresso Luso-Afro- Brasileiro (CONLAB 2021) Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento,
AU  - Oliveira, Nuno
PY  - 2021
CY  - Coimbra
AB  - Este paper baseia-se nos resultados do projeto Diversidade(s), espaços e migrações na cidade empreendedora. Procura-se analisar as modalidades através das quais a diversidade, de um tipo cosmopolita, integra certos espaços do tecido urbano, sendo nesse âmbito solicitada por decisores políticos e utilizada estrategicamente por empreendedores étnicos.  A investigação levada a cabo sustentou-se numa abordagem qualitativa e incidiu sobre os mecanismos e estratégias para a acomodação da diversidade cultural no espaço local, explorando quer a vertente das experiências quotidianas e dos encontros culturais quer os aspectos estratégicos e deliberativos das redes de governança local e da diversidade de actores presentes nos territórios analisados. Neste sentido, perguntamos como se integra a diversidade cultural nos processos de renovação urbana, de criação de imagens da cidade, de gentrificação, prestando atenção aos sujeitos e estratégias da governança local. Os espaços analisados localizam-se em Lisboa e no Porto. O facto de até à data não existirem estudos que comparem Lisboa e o Porto no respeitante a dinâmicas urbanas de incorporação de imigrantes, atesta o carácter inovador deste projecto. Integramos em nossa análise uma ampla gama de atores envolvidos na governança urbana, desde autoridades municipais, passando por organizações de imigrantes, até empreendedores migrantes e gentrificadores, a fim de fornecer uma interpretação completa de tais mecanismos.
ER  -