Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Oliveira, L. T. de & Freire, J. (2012). Militares e sociedade, marinha e política: um século de história. Actas de Jornada de Estudos. Lisboa. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Export Reference (IEEE)
M. L. Oliveira and J. C. Freire,  Militares e sociedade, marinha e política: um século de história. Actas de Jornada de Estudos, --- ed., Lisboa, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, 2012
Export BibTeX
@book{oliveira2012_1766142624622,
	author = "Oliveira, L. T. de and Freire, J.",
	title = "",
	year = "2012",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "---",
	publisher = "ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "http://hdl.handle.net/10071/3302"
}
Export RIS
TY  - EDBOOK
TI  - Militares e sociedade, marinha e política: um século de história. Actas de Jornada de Estudos
AU  - Oliveira, L. T. de
AU  - Freire, J.
PY  - 2012
CY  - Lisboa
UR  - http://hdl.handle.net/10071/3302
AB  - O livro estrutura-se em duas partes (uma centrada na Marinha, outra alargada às Forças Armadas em geral), assinalando o centenário da proclamação da República e a apresentação pública do projecto “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória. Para uma melhor análise das dimensões políticas da Marinha e do seu lugar na conjuntura revolucionária portuguesa, num quadro marcado por grandes transformações como as que caracterizaram o país nas décadas de 1960 a 1990, tentou-se uma perspectiva alargada, a partir de um olhar sobre o papel da Marinha na vida política portuguesa no século XX e sobre as relações entre militares e sociedade. Quer o processo iniciado a 25 de Abril de 1974 quer o começado a 5 de Outubro de 1910 foram marcados por novos movimentos sociais e forte participação política, inscrevendo novas práticas de cidadania na sociedade portuguesa. Procurou-se uma visão plural dos problemas, fazendo dialogar investigações a iniciar com outras mais adiantadas, provenientes de áreas disciplinares diversas. Pretendeu-se, assim, estimular análises nos mais diversos campos, desde os trabalhos sobre a Marinha e os militares na sociedade aos estudos sobre elementos de mudança e permanência na transição para a Democracia, esse processo que levou Portugal e colónias para a boca de cena geo-estratégica mundial e que, segundo Samuel Huntington abriu uma nova vaga revolucionária mundial.

ER  -