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Schippling, A. (2021). “... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” – Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa. Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas.
A. Schippling, " “... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” – Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa", in Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, 2021
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TY - CPAPER TI - “... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” – Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa T2 - Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas AU - Schippling, A. PY - 2021 UR - https://cies.iscte-iul.pt/np4EN/2921.html AB - A investigação sobre realidades de vida em contextos transnacionais coloca as ciências sociais, em geral, e a pesquisa nos domínios da infância e juventude, em específico, perante novos desafios. O paradigma de um nacionalismo metodológico revela-se como inadequado para analisar uma realidade empírica transnacional. Há diversos contextos que podem ser determinados por fenómenos de transnacionalização que abrangem, por exemplo, a vida de famílias transnacionais, a participação em redes transnacionais, a frequência de escolas internacionais, assim como o crescimento em contexto de migração e refúgio. A investigação desses contextos requer uma revisão de ferramentas estabelecidas em ciências sociais, tanto ao nível metodológico como também teórico. A apresentação para esta sessão do seminário procura focar uma realidade educativa que pode ser determinada por diversos contextos transnacionais e onde podem ser constituídos ‘espaços transnacionais de educação’. Na base da discussão de resultados de um projeto de investigação sobre colégios internacionais na região de Lisboa, que em Portugal podem ser considerados como campo de educação e reprodução social de elites (Schippling et al., 2020), vão ser perspetivados diferentes contextos e referências transnacionais. A apresentação centra-se, nesse contexto, nos primeiros resultados de uma investigação de biografias educativas de jovens diplomados desses colégios – e especificamente nas suas identificações e referências culturais – que foram o objeto principal da segunda fase desse projeto de investigação. Um segundo momento da apresentação constitui – na base da discussão das perspetivas empíricas – uma reflexão sobre o potencial do conceito de ‘espaço transnacional de educação’ como contributo para a investigação sobre biografias em contextos transnacionais. Referência Schippling, A., Abrantes, P., & Lopes, J. T. (2020). Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 94, 119-137. ER -