Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, D. M. & Santos, M. (2021). Entre o pessoal e o coletivo: maternidade e parto em Portugal e na Europa. Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas.
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Neves and M. J. Santos,  "Entre o pessoal e o coletivo: maternidade e parto em Portugal e na Europa", in Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, 2021
Exportar BibTeX
@misc{neves2021_1714742948767,
	author = "Neves, D. M. and Santos, M.",
	title = "Entre o pessoal e o coletivo: maternidade e parto em Portugal e na Europa",
	year = "2021"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Entre o pessoal e o coletivo: maternidade e parto em Portugal e na Europa
T2  - Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
AU  - Neves, D. M.
AU  - Santos, M.
PY  - 2021
AB  - Enquanto fenómenos coletivos e sociais, a gravidez, o parto e a maternidade tendem, essencialmente, a ser concebidos como eventos sociodemográficos e um importante lócus do saber médico, envolvendo uma ampla diversidade de conhecimentos, práticas e atitudes. No entanto, o nascimento e a maternidade são fenómenos multidimensionais, marcados por diferentes contextos sociais, crenças e práticas. E, enquanto eventos biográficos, podem ser entendidos como experiências potencialmente transformadoras, carregadas de significado vital.

Nesta apresentação propomo-nos a pensar a diversidade de experiências e representações da gravidez, do parto e do pós-parto, em Portugal e noutras realidades europeias. Para o efeito, iremos refletir sobre a coexistência de diferentes paradigmas e ideais face à maternidade e ao parto, perceber diferenças entre modelos de assistência em saúde materna em vários países e, ainda, olhar para diferentes experiências de ativismo que, nos últimos anos, têm contribuindo para a reconfiguração de conceções, políticas e práticas em torno da maternidade e do nascimento na Europa.
ER  -