Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Alves, P. M. (2021). Da burocracia à infocracia. A utilização da internet pelos sindicatos de professores em Portugal. In Ferrer, W. M. H. (Ed.), Anais do XII Seminário do Trabalho: Crise capitalista, precarização do trabalho e colapso ambiental. (pp. 30-41). Marília, São Paulo: Projeto Editorial Praxis.
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Alves,  "Da burocracia à infocracia. A utilização da internet pelos sindicatos de professores em Portugal", in Anais do XII Seminário do Trabalho: Crise capitalista, precarização do trabalho e colapso ambiental, Ferrer, W. M. H., Ed., Marília, São Paulo, Projeto Editorial Praxis, 2021, vol. 2, pp. 30-41
Exportar BibTeX
@inproceedings{alves2021_1734959322041,
	author = "Alves, P. M.",
	title = "Da burocracia à infocracia. A utilização da internet pelos sindicatos de professores em Portugal",
	booktitle = "Anais do XII Seminário do Trabalho: Crise capitalista, precarização do trabalho e colapso ambiental",
	year = "2021",
	editor = "Ferrer, W. M. H.",
	volume = "2",
	number = "",
	series = "",
	pages = "30-41",
	publisher = "Projeto Editorial Praxis",
	address = "Marília, São Paulo",
	organization = "RET - Rede de Estudos do Trabalho",
	url = "http://www.criticadocapital.org/2020comunica2.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Da burocracia à infocracia. A utilização da internet pelos sindicatos de professores em Portugal
T2  - Anais do XII Seminário do Trabalho: Crise capitalista, precarização do trabalho e colapso ambiental
VL  - 2
AU  - Alves, P. M.
PY  - 2021
SP  - 30-41
CY  - Marília, São Paulo
UR  - http://www.criticadocapital.org/2020comunica2.pdf
AB  - A generalidade dos movimentos sindicais vem enfrentando uma crise profunda desde os anos 70. As suas causas são múltiplas, nelas se mesclando fatores que lhes são exógenos com outros endógenos, remetendo para a sua burocratização. Visando revitalizar-se, eles têm vindo a implementar ações diversificadas, onde se conta a adoção das Tecnologias da Informação e da Comunicação e da Internet. Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a adoção e os usos da Internet pelos sindicatos dos professores em Portugal. Visou-se compreender se esses usos estão a permitir o aprofundamento da democracia organizacional, fator essencial para a revitalização. Concluiremos afirmando que, atendendo ao carácter estático e à escassa interatividade que caracterizam os websites oficiais destes sindicatos e ao modo como as plataformas da Web 2.0 são usadas, se está perante o desperdiçar de uma oportunidade de contribuir para aprofundar as formas democráticas de governo associativo e, por conseguinte, de fortalecer o sindicalismo.
ER  -