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Albuquerque, Adriana (2021). Diversidade sociocultural e seletividade social das oportunidades educativas: segregação étnico-nacional na rede escolar da Área Metropolitana de Lisboa. VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte.
A. A. Campos, "Diversidade sociocultural e seletividade social das oportunidades educativas: segregação étnico-nacional na rede escolar da Área Metropolitana de Lisboa", in VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte, Lisboa, 2021
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TY - CPAPER TI - Diversidade sociocultural e seletividade social das oportunidades educativas: segregação étnico-nacional na rede escolar da Área Metropolitana de Lisboa T2 - VII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte AU - Albuquerque, Adriana PY - 2021 CY - Lisboa AB - A presente comunicação insere-se no âmbito da sociologia da educação, mais especificamente no estudo das condicionantes contextuais para a igualdade de oportunidades escolares em tempos de elevada diversidade social, cultural e étnica nos estabelecimentos de ensino. Tendo como pano de fundo uma pesquisa doutoral sobre o efeito-escola nos percursos e desempenho escolar dos alunos descendentes de imigrantes e pertencentes a minorias étnicas, pretendo aqui desbravar caminho no entendimento do fenómeno da segregação escolar de base étnico-nacional tal como acontece nas áreas urbanas e suburbanas, mais especificamente na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Será que os descendentes de imigrantes estão equitativamente distribuídos na respetiva rede escolar concelhia? Existirão “portões que se fecham” ou estabelecimentos de ensino que os “acantonam” em “ilhas” de exclusão? Será este fenómeno de acesso desigual à “escolha escolar” semelhante para todos os descendentes de imigrantes ou mais acentuado para alguns grupos nacionais? Que peso terá a segregação residencial de partida na explicação destas desigualdades de distribuição pela rede escolar? Para tentar responder a estas questões, serão mobilizadas estatísticas oficiais da educação (Direção Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência – DGEEC) referentes a todos os alunos e escolas do ensino básico na AML. ER -