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Gomes, RT (2021). Reinventando património cultural africano tradicional através de projetos colaborativos. XI Congresso Português de Sociologia.
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R. T. Gomes,  "Reinventando património cultural africano tradicional através de projetos colaborativos", in XI Congr.o Português de Sociologia, 2021
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	year = "2021"
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TY  - CPAPER
TI  - Reinventando património cultural africano tradicional através de projetos colaborativos
T2  - XI Congresso Português de Sociologia
AU  - Gomes, RT
PY  - 2021
AB  - No âmbito de uma pesquisa etnográfica em curso sobre arte comunitária, apresenta-se um caso de estudo sobre dois projetos de recriação do património cultural africano tradicional promovidos por uma associação local na região de Lisboa. 
 “Fado dançado” consiste num espetáculo de dança e percussão que procura recriar uma variante histórica do género musical popular, hoje menos conhecida ou mesmo esquecida, bem diferente da canção urbana lisboeta identificada com a tradição do fado. Este projeto surge na sequência de um longo percurso coletivo dedicado à procura e atualização de referências culturais africanas, envolvendo artistas profissionais e amadores, ao mesmo tempo que cruza diferentes repertórios culturais associados às origens do fado (em particular influências árabes e brasileiras). O processo de trabalho que vem sendo desenvolvido implica a pesquisa de  fontes documentais históricas, bem como o cruzamento de linguagens artísticas tradicionais e contemporâneas. 
“Lisboa africana – Visita guiada” é um projeto de valorização dos lugares de memória da presença africana em Lisboa, com a criação de circuitos de visita turística aos monumentos culturais relevantes e aos lugares simbólicos da tradição oral. O projeto baseia-se em pesquisa académica e representa uma modalidade de pareceria desafiante para a associação, incluindo a expetativa de maior visibilidade pública do trabalho desenvolvido.
Um objetivo central da associação é combinar a intervenção local em bairros periféricos e em circuitos culturais centrais na região metropolitana de Lisboa. A montagem de ambos projetos comporta formas de organização e novas parcerias que poderão abrir novos horizontes de trabalho. É crucial neste aspeto a capacidade de estabelecer plataformas colaborativas que integram, tanto especialistas (em particular artistas e académicos), como instituições públicas e privadas. Estes projetos fazem parte da estratégia de sustentabilidade e inscrição no espaço urbano que a associação vem procurando.
Por outro lado, o pendor histórico e tradicionalista da atividade que a associação vem desenvolvendo há largos anos confronta-se, no presente, com formas de ativismo artístico negro mais abertamente politizadas, que representam um desafio identitário e da própria intervenção.
A partir das questões suscitadas por este caso propõe-se uma reflexão sobre o lugar da arte em programas de intervenção social e o papel das associações comunitárias na reinvenção do património cultural.

ER  -