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Miranda, B., Oliveira, I., Amante, L., Henriques, S., Bidarra, M. G., Vaz, P....Barreira, C. (2021). Observatório virtual de supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: pressupostos e objetivos. In Carlos Barreira, Isolina Oliveira (Ed.), Supervisão e desenvolvimento profissional docente. (pp. 9-20). Lisboa:  LE@D, Universidade Aberta .
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B. Miranda et al.,  "Observatório virtual de supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: pressupostos e objetivos", in Supervisão e desenvolvimento profissional docente, Carlos Barreira, Isolina Oliveira, Ed., Lisboa,  LE@D, Universidade Aberta , 2021, pp. 9-20
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}
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TY  - CHAP
TI  - Observatório virtual de supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: pressupostos e objetivos
T2  - Supervisão e desenvolvimento profissional docente
AU  - Miranda, B.
AU  - Oliveira, I.
AU  - Amante, L.
AU  - Henriques, S.
AU  - Bidarra, M. G.
AU  - Vaz, P.
AU  - Pessoa, T.
AU  - Barreira, C.
PY  - 2021
SP  - 9-20
DO  - 10.34627/leadw.2021.2
CY  - Lisboa
UR  - https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11453/4/%23LEaDWorks_eBookN%C2%BA2.pdf
AB  - Num cenário de transformação económica, política e organizacional, em que as tecnologias digitais estão presentes, as escolas são confrontadas com desafios a diversos níveis. A transformação educacional requer a atuação ao nível do desenvolvimento profissional dos professores em conjunto com o desenvolvimento das culturas escolares e dos processos de liderança. É neste contexto que foi lançado o Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e 
Autoavaliação de Escolas (OVSPAE) que, além de integrar aspetos e dimensões transversais a outros observatórios em educação, constitui também um espaço inovador onde se situam diversas comunidades situadas no quotidiano das escolas dando voz aos professores, que se unem através de redes que estão conectadas em sistemas cognitivos e afetivos de suporte. O presente artigo pretende apresentar os objetivos e os pressupostos de constituição do referido 
observatório. Após a apresentação dos objetivos, aborda-se a noção de supervisão participatória que valoriza a prática reflexiva, a aprendizagem com os pares e uma conceção fortalecida de cidadania. Situa-se, depois, o processo de autoavaliação ou avaliação interna, realizada por cada escola ou agrupamento de escolas na sua relação com a avaliação externa, da responsabilidade da administração educativa. De seguida, é discutido o conceito de comunidade de prática ligando-o a ambientes virtuais de aprendizagem e sublinhando as 
potencialidades da integração das tecnologias digitais na partilha de recursos de formação e informação fundamental no desenvolvimento de uma comunidade de prática que fundamentam o interesse do observatório virtual.

ER  -