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Ferreira, P., Gameiro, F. & Pedro, A. (2021). Proteção das crianças e jovens em risco em contexto de acolhimento institucional o projeto D’AR-TE. In Manuel Bermúdez Vázquez (Ed.), Luces en el camino: filosofía y ciencias sociales en tiempos de desconcierto. (pp. 2866-2888).: Dykinson.
P. I. Ferreira et al., "Proteção das crianças e jovens em risco em contexto de acolhimento institucional o projeto D’AR-TE", in Luces en el camino: filosofía y ciencias sociales en tiempos de desconcierto, Manuel Bermúdez Vázquez, Ed., Dykinson, 2021, pp. 2866-2888
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TY - CHAP TI - Proteção das crianças e jovens em risco em contexto de acolhimento institucional o projeto D’AR-TE T2 - Luces en el camino: filosofía y ciencias sociales en tiempos de desconcierto AU - Ferreira, P. AU - Gameiro, F. AU - Pedro, A. PY - 2021 SP - 2866-2888 UR - https://www.dykinson.com/libros/luces-en-el-camino-filosofia-y-ciencias-sociales-en-tiempos-de-desconcierto/9788413773223/ AB - Acolher crianças e jovens em perigo é minimizar o perigo de não se ligarem, de não aprenderem a aprender e de não aprenderem a retirar prazer do desafio que é crescer. Na atualidade, as casas de acolhimento residenciais (CAR) confrontam-se com muitas limitações, logo urge a diferenciação, inovando. O D’AR-TE é um projeto piloto ao nível do modelo de intervenção em CAR, que pretende ser uma resposta inovadora, com integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação que visam o fomento de competências pessoais, de socialização interpessoal e de estímulo das relações. As atividades do D’AR-TE, dirigidas a 24 crianças e jovens em CAR, situam-se em torno de 2 eixos. O eixo “Promover o EU” inclui o Desporto (Judo e Ioga); um espaço de Arte (teatro/curta-metragem, música e expressão corporal/dança) e a Realidade Virtual (criação, desenvolvimento e utilização de ferramentas inovadoras de realidade virtual para promoção de funções executivas). O eixo “Promover o NÓS”, integra atividades grupais, com famílias (eficácia da partilha, comunicação assertiva paisfilhos e estabelecimento de fronteiras educativas) e com pares não institucionalizados (atividades desportivas, artísticas e recreativas que potenciem quebras de ciclos de isolamento relacional e social e diminuam o estigma social da institucionalização). A avaliação será desenvolvida em dois níveis. A nível intra-sujeito, no início e no fim do projeto, centrada em três domínios: comportamental (ocorrência de comportamentos agressivos na CAR e na escola; comportamento alimentar; utilização de psicofármacos, 399Entidade Financiadora: Portugal Inovação Social. Cofinanfiamento: POISE, PORTUGAL 2020; UE- FSE e pelos Investidores Sociais: Associação Dom Pedro V; Câmara Municipal de Santarém; Diversey; Crédito Agrícola; Softgold. Parceiros: Instituto Politécnico de Santarém; Universidade Lusófona- Instituto de Serviço Social e HEI Lab; Noémia Igreja, Lda.; Projeto Mya; Associação de Judo de Santarém. integração em consultas de especialidade; processos tutelares educativos e crime; notas escolares); fisiológico (níveis de cortisol) e cognitivo e emocional (competências individuais, relacionais e académicas; perceção de agressão, de suporte social; de autoconceito, de autoestima, de práticas parentais; avaliação do bebé; avaliação neuropsicológica). O segundo nível será inter-grupos, em que serão comparadas quatro CAR (duas que integram o D’AR-TE e outras duas que se constituirão como grupo de controlo). Pretende-se no final do projeto elaborar um manual de boas práticas e apresentar um modelo passível de ser replicado noutras CAR. ER -
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