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Ponte, Cristina, Batista, S. & Gonçalves, E. (2021). O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação. In Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros.: Humus.
P. Cristina et al., "O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação", in Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros, Humus, 2021
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TY - CHAP TI - O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação T2 - Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros AU - Ponte, Cristina AU - Batista, S. AU - Gonçalves, E. PY - 2021 AB - O mundo dos jovens portugueses hoje caracteriza-se por uma presença importante da internet, através de uma multiplicidade de plataformas e dispositivos. Este contexto digital marca a forma como socializam, comunicam, jogam, aprendem e exploram o seu engajamento cívico. No discurso público sobre a relação entre os jovens e internet, prevaleceu num primeiro momento a preocupação com os riscos e danos potenciais gerados pelas tecnologias. Este receio, muito visível até nos programas de educação e formação, tem expressão no entendimento de que são precisas competências digitais para se poder formar cidadãos digitais que navegam de forma segura, sendo o objetivo passar os valores e normas em torno de um uso responsável e apropriado das tecnologias (Jones & Mitchell, 2016). À medida que se fortalece o interesse e a investigação sobre o conceito de competências digitais, também se intensificam e diversificam as formas de o medir, contemplando diversos tipos de competências e metodologias para as aferir. O presente capítulo apresenta e discute como se medem e o que se sabe sobre as competências digitais dos jovens portugueses. Mais especificamente, procura responder às seguintes perguntas: Qual o panorama das competências digitais dos jovens portugueses? Como tem mudado ao longo do tempo? Como foi mudando a forma de medir as competências digitais? ER -