Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ponte, Cristina, Batista, S. & Gonçalves, E. (2021). O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação. In Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros.: Humus.
Exportar Referência (IEEE)
P. Cristina et al.,  "O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação", in Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros, Humus, 2021
Exportar BibTeX
@incollection{cristina2021_1714862855010,
	author = "Ponte, Cristina and Batista, S. and Gonçalves, E.",
	title = "O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação",
	chapter = "",
	booktitle = "Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Humus",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação
T2  - Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros
AU  - Ponte, Cristina
AU  - Batista, S.
AU  - Gonçalves, E.
PY  - 2021
AB  - O mundo dos jovens portugueses hoje caracteriza-se por uma presença importante da internet, através de uma multiplicidade de plataformas e dispositivos. Este contexto digital marca a forma como socializam, comunicam, jogam, aprendem e exploram o seu engajamento cívico.
No discurso público sobre a relação entre os jovens e internet, prevaleceu num primeiro momento a preocupação com os riscos e danos potenciais gerados pelas tecnologias. Este receio, muito visível até nos programas de educação e formação, tem expressão no entendimento de que são precisas competências digitais para se poder formar cidadãos digitais que navegam de forma segura, sendo o objetivo passar os valores e normas em torno de um uso responsável e apropriado das tecnologias (Jones & Mitchell, 2016).
À medida que se fortalece o interesse e a investigação sobre o conceito de competências
digitais, também se intensificam e diversificam as formas de o medir, contemplando
diversos tipos de competências e metodologias para as aferir.
O presente capítulo apresenta e discute como se medem e o que se sabe sobre
as competências digitais dos jovens portugueses. Mais especificamente, procura responder
às seguintes perguntas: Qual o panorama das competências digitais dos jovens portugueses? Como tem mudado ao longo do tempo? Como foi mudando a forma de medir as competências digitais?
ER  -