Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, J. S. & Lima, M. J. (2008). A leitura em Portugal: Perfis e tipos de leitores. In VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
J. S. Neves and M. J. Lima,  "A leitura em Portugal: Perfis e tipos de leitores", in VI Congr.o Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia, 2008
Exportar BibTeX
@inproceedings{neves2008_1732206216443,
	author = "Neves, J. S. and Lima, M. J.",
	title = "A leitura em Portugal: Perfis e tipos de leitores",
	booktitle = "VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas",
	year = "2008",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Lisboa",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A leitura em Portugal: Perfis e tipos de leitores
T2  - VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas
AU  - Neves, J. S.
AU  - Lima, M. J.
PY  - 2008
CY  - Lisboa
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/
AB  - Nesta comunicação retomam-se os dados do inquérito à população portuguesa A Leitura em Portugal
(realizado pelo Observatório das Actividades Culturais no âmbito do Plano Nacional de Leitura), com
especial incidência nos perfis sociográficos e nos tipos de leitores de livros. Pretende-se, deste modo,
detectar as características em que a população portuguesa segue – ou, pelo contrário, se distancia –
(d)as tendências já verificadas pela sociologia da cultura noutros países e simultaneamente identificar
segmentações sociais nos perfis sociais dominantes com recurso a análise multivariada.
Faz-se uma breve abordagem sobre os estudos sociológicos aos hábitos de leitura realizados em
Portugal, abordam-se aspectos metodológicos (objectivos, universo, amostra). Dá-se conta da evolução
registada para vários indicadores. Caracteriza-se a realidade portuguesa de acordo com várias das
dimensões inquiridas. Termina-se com a tipologia resultante do cruzamento de 4 indicadores: o tempo
gasto a ver televisão, ouvir rádio, usar a internet e ler a qual permite entender as relações entre práticas
que, com alguma frequência, são apresentadas como alternativas ou mesmo como factores justificativos
do recuo da prática de leitura patente nos estudos realizados em diversos países ocidentais.
ER  -