Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Gaspar, S. & Iorio, J. (2022). Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes. Práxis Educativa. 17
S. F. Gaspar and J. C. Iorio, "Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes", in Práxis Educativa, vol. 17, 2022
@article{gaspar2022_1732200145358, author = "Gaspar, S. and Iorio, J.", title = "Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes", journal = "Práxis Educativa", year = "2022", volume = "17", number = "", doi = "10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052", url = "https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/view/848" }
TY - JOUR TI - Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes T2 - Práxis Educativa VL - 17 AU - Gaspar, S. AU - Iorio, J. PY - 2022 SN - 1809-4031 DO - 10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052 UR - https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/view/848 AB - Partindo de uma perspectiva interseccional, este artigo analisa como certas categorias sociais - origem étnico-racial, nacionalidade e contexto socioeconômico - determinam os percursos de jovens descendentes de imigrantes no acesso a carreiras profissionais artísticas. Os dados baseiam-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a jovens de diferentes origens (África, Brasil e Europa de Leste) a residirem em Sintra, Portugal. Os resultados indicam diferenças entre o acesso a profissões relacionadas com as artes, derivadas do entrecruzamento destas categorias sociais. Se, nalguns casos, a intersecção das categorias reproduz a sua posição social desfavorecida e bloqueia o acesso a estas carreiras; noutros casos, a sua posição social é mitigada e o acesso a estas carreiras acaba por ser facilitado. Na conclusão, sugere-se a necessidade de adotar em estudos futuros um paradigma interseccional nos percursos profissionais artísticos de jovens descendentes de imigrantes. ER -