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Gaspar, S. & Iorio, J. (2022). Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes. Práxis Educativa. 17
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S. F. Gaspar and J. C. Iorio,  "Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes", in Práxis Educativa, vol. 17, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes
T2  - Práxis Educativa
VL  - 17
AU  - Gaspar, S.
AU  - Iorio, J.
PY  - 2022
SN  - 1809-4031
DO  - 10.5212/PraxEduc.v.17.18500.052
UR  - https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/view/848
AB  - Partindo de uma perspectiva interseccional, este artigo analisa como certas categorias sociais - origem étnico-racial, nacionalidade e contexto socioeconômico - determinam os percursos de jovens descendentes de imigrantes no acesso a carreiras profissionais artísticas. Os dados baseiam-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a jovens de diferentes origens (África, Brasil e Europa de Leste) a residirem em Sintra, Portugal. Os resultados indicam diferenças entre o acesso a profissões relacionadas com as artes, derivadas do entrecruzamento destas categorias sociais. Se, nalguns casos, a intersecção das categorias reproduz a sua posição social desfavorecida e bloqueia o acesso a estas carreiras; noutros casos, a sua posição social é mitigada e o acesso a estas carreiras acaba por ser facilitado. Na conclusão, sugere-se a necessidade de adotar em estudos futuros um paradigma interseccional nos percursos profissionais artísticos de jovens descendentes de imigrantes.
ER  -