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Alexandre, J., Carvalho, H., Fonseca, A. M. & Castro, C. (2022). Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19. Psicologia. 36 (1), 51-60
J. C. Alexandre et al., "Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19", in Psicologia, vol. 36, no. 1, pp. 51-60, 2022
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TY - JOUR TI - Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19 T2 - Psicologia VL - 36 IS - 1 AU - Alexandre, J. AU - Carvalho, H. AU - Fonseca, A. M. AU - Castro, C. PY - 2022 SP - 51-60 SN - 0874-2049 DO - 10.17575/psicologia.1782 UR - https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index AB - Considerando a vulnerabilidade da saúde mental dos jovens adultos, e a mudança abrupta das suas rotinas no primeiro confinamento decretado em Portugal, em março de 2020, devido à pandemia provocada pela COVID-19, este estudo analisou 1) o estado emocional de uma amostra de estudantes universitários durante o primeiro confinamento, 2) as estratégias de coping reportadas durante esse período, 3) o papel mediador das estratégias de coping no reporte de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Os resultados indicam que, à semelhança de outros países, as mulheres reportam maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. Também são estas que reportam não só o recurso a estratégias de coping negativo, mas também positivo (suporte social). O retraimento e a recusa medeiam a relação entre o sexo do participante e o estado emocional. Os resultados apontam para um conjunto de reflexões sobre intervenções de promoção de bem-estar em jovens universitários. ER -