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Alexandre, J., Carvalho, H., Fonseca, A. M. & Castro, C. (2022). Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19. Psicologia. 36 (1), 51-60
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J. C. Alexandre et al.,  "Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19", in Psicologia, vol. 36, no. 1, pp. 51-60, 2022
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}
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TY  - JOUR
TI  - Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19
T2  - Psicologia
VL  - 36
IS  - 1
AU  - Alexandre, J.
AU  - Carvalho, H.
AU  - Fonseca, A. M.
AU  - Castro, C.
PY  - 2022
SP  - 51-60
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/psicologia.1782
UR  - https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index
AB  - Considerando a vulnerabilidade da saúde mental dos jovens adultos, e a mudança abrupta das suas rotinas no primeiro confinamento decretado em Portugal, em março de 2020, devido à pandemia provocada pela COVID-19, este estudo analisou 1) o estado emocional de uma amostra de estudantes universitários durante o primeiro confinamento, 2) as estratégias de coping reportadas durante esse período, 3) o papel mediador das estratégias de coping no reporte de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Os resultados indicam que, à semelhança de outros países, as mulheres reportam maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. Também são estas que reportam não só o recurso a estratégias de coping negativo, mas também positivo (suporte social). O retraimento e a recusa medeiam a relação entre o sexo do participante e o estado emocional. Os resultados apontam para um conjunto de reflexões sobre intervenções de promoção de bem-estar em jovens universitários.
ER  -