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Carneiro, L. (2022). “O fruto da vida é sagrado”: A terra na campanha de Jair Bolsonaro. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente . Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
L. A. Hügel, "“O fruto da vida é sagrado”: A terra na campanha de Jair Bolsonaro", in XI Congr.o Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente , Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia, 2022
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TY - CPAPER TI - “O fruto da vida é sagrado”: A terra na campanha de Jair Bolsonaro T2 - XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao rubro: Diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente AU - Carneiro, L. PY - 2022 CY - Lisboa UR - https://aps.pt/pt/atas-xi-congresso/ AB - Em contraste com uma construção política populista que o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro e o seu então partido propunham enquanto projeto de governo, esta pesquisa busca lançar luz à importância de olhar para a questão da ‘terra’ considerando a existência das muitas perspetivas que o termo pode evocar. A partir do desdobramento interpretativo da análise de conteúdo temática e formal do programa de governo “O Caminho da Prosperidade” do Partido Social Liberal e da conta no Twitter do então presidenciável entre janeiro e outubro de 2018, ressalta-se a ontologia-mercantil do liberalismo clássico enquanto elementar para o estabelecimento da fronteira política proposta por Bolsonaro; a propriedade privada enquanto eixo central de sua campanha; uma articulação hegemônica em torno do agronegócio e um complemento à ideologia neoliberal de mercado enquanto marcas de um populismo que, respaldado por um discurso securitizador, constitui a base da narrativa acerca do agrário na campanha política sob análise. ER -