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Sousa, J. & Reis, B. (2013). Da precarização laboral à precarização mediática: a invisibilidade do desemprego nos discursos do Correio da Manhã e do Público. In Martins, Moisés de Lemos Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha (Ed.), Comunicação global, cultura e tecnologia: livro de atas [do] 8.º Congresso SOPCOM. (pp. 1156-1163). Lisboa: SOPCOM Escola Superior de Comunicação Social.
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J. C. Sousa and B. C. Reis,  "Da precarização laboral à precarização mediática: a invisibilidade do desemprego nos discursos do Correio da Manhã e do Público", in Comunicação global, cultura e tecnologia: livro de atas [do] 8.º Congr.o SOPCOM, Martins, Moisés de Lemos Veríssimo, Jorge Domingos Carapinha, Ed., Lisboa, SOPCOM Escola Superior de Comunicação Social, 2013, pp. 1156-1163
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TY  - CPAPER
TI  - Da precarização laboral à precarização mediática: a invisibilidade do desemprego nos discursos do Correio da Manhã e do Público
T2  - Comunicação global, cultura e tecnologia: livro de atas [do] 8.º Congresso SOPCOM
AU  - Sousa, J.
AU  - Reis, B.
PY  - 2013
SP  - 1156-1163
CY  - Lisboa
UR  - https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4277
AB  - A actual crise internacional, que deriva do colapso subprime de 2006, gerou um efeito económico recessivo
à escala global. Os impactos sociais que derivam desta conjuntura assumem-se cada vez mais como estruturais, de tal forma que se percebe uma profunda reconfiguração das dimensões políticas, económicas e sociais nas denominadas sociedades de bem-estar. No contexto português, o reflexo maior destas transformações corporizam um empobrecimento generalizado, que se espelha na propagação epidémica do desemprego, em particular o juvenil que alastra sem cessar. Face a este cenário, importa perceber como a imprensa diária constrói a cobertura mediática deste fenómeno social total e em que termos propõe o debate na esfera pública. Para a concretização do objectivo enunciado efectuaremos; a) uma análise de conteúdo, apurando frequências e temáticas acerca do desemprego (juvenil) e b) um estudo discursivo, acerca de como os media apresentam e representam os (jovens) desempregados. Para o efeito, iremos contemplar o intervalo temporal 2009-2012 em dois jornais diários portugueses; no Correio da Manhã, por ser actualmente o impresso com maior tiragem diária, e no jornal Público, que se caracteriza por ser um título de referência no espaço mediático português. 
ER  -