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Santos, S. (2022). Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha. Ex aequo. 45, 15-30
S. A. Santos, "Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha", in Ex aequo, no. 45, pp. 15-30, 2022
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TY - JOUR TI - Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha T2 - Ex aequo IS - 45 AU - Santos, S. PY - 2022 SP - 15-30 SN - 0874-5560 DO - 10.22355/exaequo.2022.45.03 UR - https://exaequo.apem-estudos.org AB - Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira. ER -