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Santos, S. (2022). Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha. Ex aequo. 45, 15-30
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S. A. Santos,  "Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha", in Ex aequo, no. 45, pp. 15-30, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha
T2  - Ex aequo
IS  - 45
AU  - Santos, S.
PY  - 2022
SP  - 15-30
SN  - 0874-5560
DO  - 10.22355/exaequo.2022.45.03
UR  - https://exaequo.apem-estudos.org
AB  - Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira.
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