Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sousa, João Carlos, Horta, A., Schmidt, L. & Delicado, Ana (2018). Pobreza energética em Portugal: velhos problemas, novas realidades. X Congresso Português de Sociologia. Na Era da “Pós-Verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo.
Exportar Referência (IEEE)
J. C. Sousa et al.,  "Pobreza energética em Portugal: velhos problemas, novas realidades", in X Congr.o Português de Sociologia. Na Era da “Pós-Verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo, Covilhã, 2018
Exportar BibTeX
@misc{sousa2018_1766585081592,
	author = "Sousa, João Carlos and Horta, A. and Schmidt, L. and Delicado, Ana",
	title = "Pobreza energética em Portugal: velhos problemas, novas realidades",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/25420/1/Livro_de_resumos_final_AprN9W3.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Pobreza energética em Portugal: velhos problemas, novas realidades
T2  - X Congresso Português de Sociologia. Na Era da “Pós-Verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
AU  - Sousa, João Carlos
AU  - Horta, A.
AU  - Schmidt, L.
AU  - Delicado, Ana
PY  - 2018
CY  - Covilhã
UR  - https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/25420/1/Livro_de_resumos_final_AprN9W3.pdf
AB  - A pobreza energética afeta seriamente as condições de vida e a saúde e está associada ao aumento da mortalidade no inverno e no verão. Não obstante usufruir de um clima ameno, Portugal é apontado como sendo um dos países mais vulneráveis da União Europeia. Esta maior vulnerabilidade resulta de uma combinação de fatores, que incluem os baixos níveis de rendimento, os elevados preços da energia e a fraca eficiência energética dos edifícios. No entanto, até muito recentemente o problema foi negligenciado pelos decisores políticos nacionais, sendo que a investigação realizada até ao momento é também muito escassa. O presente trabalho contribui para uma melhor compreensão das formas de privação energética, bem como para identificar os fatores socioculturais específicos que afetam as famílias portuguesas. A análise sociológica baseia-se nos dados primários oriundos de entrevistas recentemente realizadas um pouco por todo o país a famílias na condição de pobreza energética. A fim de apreender a diversidade do fenómeno entrevistaram-se indivíduos que não têm acesso a recursos e serviços energéticos adequados em casa, a amostra composta pelos entrevistados inclui moradores de meios rurais e urbanos, litoral e interior, vários tipos de famílias e indivíduos de diferentes idades e estatutos socioeconómicos, vivendo em diferentes tipos de edifícios. Esta pesquisa foi financiada pelo programa PPEC 2017-2018.
ER  -