Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lima, Antónia (2022). Entre a vergonha e a motivação para conseguir uma vida que vale a pena ser vivida. Gerir emoções e lidar com instituições. 33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Lima,  "Entre a vergonha e a motivação para conseguir uma vida que vale a pena ser vivida. Gerir emoções e lidar com instituições", in 33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, Curitiba, 2022
Exportar BibTeX
@misc{lima2022_1776650575419,
	author = "Lima, Antónia",
	title = "Entre a vergonha e a motivação para conseguir uma vida que vale a pena ser vivida. Gerir emoções e lidar com instituições",
	year = "2022",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://www.33rba.abant.org.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=300"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Entre a vergonha e a motivação para conseguir uma vida que vale a pena ser vivida. Gerir emoções e lidar com instituições
T2  - 33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia
AU  - Lima, Antónia
PY  - 2022
CY  - Curitiba
UR  - https://www.33rba.abant.org.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=300
AB  - Com base no trabalho de campo realizado em Portugal entre 2012-14, irei explorar o impacto das políticas de austeridade nos quotidianos das pessoas, nos modos de gerir as suas vidas, mas também na sua perceção de si e na experiência da existência quotidiana.
Analisaremos as dimensões subjetivas e experienciais da austeridade a partir de duas perspetivas: 1) os modos colaborativos e formas de solidariedade que as pessoas desenvolveram para superar as adversidades decorrentes do decréscimo dos orçamentos familiares e diminuição das condições de vida; 2) os sentimentos de falhanço, angústia, incerteza e raiva que cresceram em Portugal quando a população viu muito diminuídas as suas possibilidades de satisfazer as necessidades quotidianas. Recorrer às instituições estatais e não governamentais é uma solução para viabilizar a subsistência que implica, no entanto, a exposição pública das privações, situação geradora de sentimentos de humilhação e vergonha. Tais sentimentos destruturantes da pessoa decorrem das formas concretas como as políticas publicas são vividas pela população, às quais não é alheia a narrativa sobre as necessidades do país e a impreparação da população promovida pelo Estado.
ER  -