Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Ribeiro, F.B., Cravino, J.P., Sacramento, O., Escola, J., Justino, E., Borges, Daniel da Costa... Cerqueira da Silva, Carmen (2014). Abandono Escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Estudo Exploratório.
R. F. Bessa et al., "Abandono Escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Estudo Exploratório",, 2014
@techreport{bessa2014_1766529933006,
author = "Ribeiro, F.B. and Cravino, J.P. and Sacramento, O. and Escola, J. and Justino, E. and Borges, Daniel da Costa and Sequeira, Alexandra Sofia Valente Roda and Oliveira, Ana Maria and Cerqueira da Silva, Carmen",
title = "Abandono Escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Estudo Exploratório",
year = "2014",
number = "",
institution = "UTAD",
address = "",
url = "https://issuu.com/utad_rs/docs/abandono_na_utad"
}
TY - RPRT TI - Abandono Escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Estudo Exploratório AU - Ribeiro, F.B. AU - Cravino, J.P. AU - Sacramento, O. AU - Escola, J. AU - Justino, E. AU - Borges, Daniel da Costa AU - Sequeira, Alexandra Sofia Valente Roda AU - Oliveira, Ana Maria AU - Cerqueira da Silva, Carmen PY - 2014 UR - https://issuu.com/utad_rs/docs/abandono_na_utad AB - O abandono escolar constitui um dos fenómenos mais preocupantes que atinge os sistemas educativos nacionais. Um olhar atento a este fenómeno mostra uma realidade nacional inquietante, sobretudo se tivermos em conta a situação dos restantes países da União Europeia. Em 2013, segundo o relatório do Eurostat, a taxa de abandono escolar em Portugal foi de 19,2%, longe dos resultados da média da União Europeia, que para igual período foi de 11,9%. A situação na UTAD relativa aos últimos cinco anos aponta para um aumento crescente do abandono escolar, em especial ao nível da licenciatura. As anulações de matrículas, porventura o indicador estatisticamente mais fiável sobre a tendência do fenómeno do abandono, registou um aumento significativo, passando de 55 alunos no ano letivo de 2009/10 para 137 em 2013/14, o que no cúmulo dos últimos cinco anos resulta no desaparecimento de 487 alunos da UTAD, número que justifica a preocupação crescente dos órgão de gestão da Universidade e o próprio repto feito pelo Conselho Geral para o seu estudo com carácter exploratório. Neste contexto, o presente texto pretende conhecer e compreender a situação do abandono escolar na UTAD, procurando obter, organizar e interpretar informação, sistematizando dados recolhidos para o efeito e ajustados à realidade particular da Universidade, tentando não se reduzir o fenómeno a um mero apontamento estatístico e analisado à luz dos velhos (mas ainda presentes) paradigmas positivistas. O propósito final é o de orientar decisões sobre programas e iniciativas vocacionadas para a redução dos efeitos da condição socioeconómica e cultural, na tentativa de oferecer aos estudantes em risco de abandono uma oportunidade de frequência bem-sucedida de um curso de ensino superior. ER -
Português