Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Marques, E. M. (2022). O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963). Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
E. M. Marques, "O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963)", in Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Évora, 2022
@misc{marques2022_1715924049264, author = "Marques, E. M.", title = "O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963)", year = "2022", howpublished = "Digital", url = "https://apa2022.apantropologia.org/" }
TY - CPAPER TI - O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963) T2 - Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia AU - Marques, E. M. PY - 2022 CY - Évora UR - https://apa2022.apantropologia.org/ AB - Em agosto de 1963, a ditadura portuguesa promove em Lisboa uma grandiosa manifestação de apoio à sua própria política colonial. Apesar da larga difusão radiofónica e televisiva do evento, o regime empenha-se em levá-lo também às salas de cinema, através de dois jornais de actualidades (Imagens de Portugal e Visor) e, sobretudo, de um documentário, A Razão de Portugal. O SNI distribuiu directamente esta película, numa operação que abrange quase 3 centenas de salas comerciais, associativas e institucionais em todo o país, assim como várias representações e comunidades portuguesas no estrangeiro. A troca de correspondência entre o SNI e esta diversidade de exibidores permite-nos identificar as classes populares, urbanas e rurais, como destinatários principais do filme, detectar resistências mais ou menos veladas e adesões mais ou menos interessadas à sua exibição, aprender sobre a exibição cinematográfica não comercial da época e sobre a relação com o cinema nos públicos em causa, e perceber como a própria efemeridade do filme se jogou nas decisões arquivísticas do SNI ao terminar a campanha de exibição. Entre as imagens nulas ou redundantes de um filme efémero e o seu rasto no arquivo escrito, é possível interrogar contextos, usos e vivências relevantes do cinema em Portugal. ER -