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Marques, E. M. (2022). O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963). Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
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E. M. Marques,  "O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963)", in Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Évora, 2022
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@misc{marques2022_1715924049264,
	author = "Marques, E. M.",
	title = "O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963)",
	year = "2022",
	howpublished = "Digital",
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TY  - CPAPER
TI  - O filme efémero e o seu rasto persistente: o caso de A Razão de Portugal (1963)
T2  - Os novos anos 20 - congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
AU  - Marques, E. M.
PY  - 2022
CY  - Évora
UR  - https://apa2022.apantropologia.org/
AB  - Em agosto de 1963, a ditadura portuguesa promove em Lisboa uma grandiosa manifestação de apoio à sua própria política colonial. Apesar da larga difusão radiofónica e televisiva do evento, o regime empenha-se em levá-lo também às salas de cinema, através de dois jornais de actualidades (Imagens de Portugal e Visor) e, sobretudo, de um documentário, A Razão de Portugal. O SNI distribuiu directamente esta película, numa operação que abrange quase 3
centenas de salas comerciais, associativas e institucionais em todo o país, assim como várias representações e comunidades portuguesas no estrangeiro. A troca de correspondência entre o SNI e esta diversidade de exibidores permite-nos identificar as classes populares, urbanas e rurais, como destinatários principais do filme, detectar resistências mais ou menos veladas e adesões mais ou menos interessadas à sua exibição, aprender sobre a exibição
cinematográfica não comercial da época e sobre a relação com o cinema nos públicos em causa, e perceber como a própria efemeridade do filme se jogou nas decisões arquivísticas do SNI ao terminar a campanha de exibição. Entre as imagens nulas ou redundantes de um filme efémero e o seu rasto no arquivo escrito, é possível interrogar contextos, usos e vivências relevantes do cinema em Portugal.
ER  -