Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Borsoi Giovanni, Lobo de Carvalho José Maria, Stellacci, S., Gil Milene & Cardoso Ana (2022). O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas. IV Congresso Ibero Americano.
G. Borsoi et al., "O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas", in IV Congr.o Ibero Americano, Lisbon, 2022
@null{borsoi2022_1766736735538,
year = "2022",
url = "https://sites.google.com/view/icp2022pt/p%C3%A1gina-inicial"
}
TY - GEN TI - O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas T2 - IV Congresso Ibero Americano AU - Borsoi Giovanni AU - Lobo de Carvalho José Maria AU - Stellacci, S. AU - Gil Milene AU - Cardoso Ana PY - 2022 CY - Lisbon UR - https://sites.google.com/view/icp2022pt/p%C3%A1gina-inicial AB - O património arquitetónico e artístico reflete, na sua configuração morfológica e material, as mudanças de paradigmas estéticos e os impactos decorrentes da passagem do tempo. Neste contexto, o restauro visa recuperar a integridade material, identidade e eficiência funcional do bem cultural procurando um compromisso entre instâncias históricas e estéticas. A seleção das estratégias e técnicas de intervenção, entre as quais a remoção de adições e reintegração de lacunas, representa um processo controverso que exige uma compreensão integrada do bem cultural. O presente artigo descreve as principais fases de preparação do restauro interior da Igreja da Misericórdia de Coruche (Portugal), nomeadamente da parede fundeira, correspondente ao retábulo do altar-mor. O restauro desta igreja de matriz maneirista, baseou-se num conjunto de análises complementares, entre as quais a pesquisa documental, o levantamento métricoarquitetónico, o diagnostico das anomalias e as análises químicas e microestruturais dos materiais, que resultou numa nova leitura cromática do programa decorativo original da igreja. Os resultados obtidos sugerem a reposição das cores originais do retábulo tardo-quinhentista e dos acrescentos barrocos (talha), nomeadamente a pintura mural, pintura sobre pedra e madeira, talha dourada, estatuária e mobiliário. O restauro revelou um trabalho original de cantaria de grande qualidade e erudição (por ex. os painéis policromos das paredes laterais, a folha de ouro nos arcos e pilastras, as pinturas florais do século XVIII, a pedra polícroma dos painéis laterais e as pinturas decorativas parietais), dando origem a uma nova leitura cromática e conferindo uma coerência entre os elementos decorativos e a configuração arquitetónica. ER -
English