Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Borsoi Giovanni, Lobo de Carvalho José Maria, Stellacci, S., Gil Milene & Cardoso Ana (2022). O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia  de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas. IV Congresso Ibero Americano.
Exportar Referência (IEEE)
G. Borsoi et al.,  "O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia  de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas", in IV Congr.o Ibero Americano, Lisbon, 2022
Exportar BibTeX
@null{borsoi2022_1766736735538,
	year = "2022",
	url = "https://sites.google.com/view/icp2022pt/p%C3%A1gina-inicial"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - O estudo do programa decorativo da Igreja da Misericordia  de Coruche: abordagem à reintegração cromática entre estratificações históricas e artistícas
T2  - IV Congresso Ibero Americano
AU  - Borsoi Giovanni
AU  - Lobo de Carvalho José Maria
AU  - Stellacci, S.
AU  - Gil Milene
AU  - Cardoso Ana
PY  - 2022
CY  - Lisbon
UR  - https://sites.google.com/view/icp2022pt/p%C3%A1gina-inicial
AB  - O património arquitetónico e artístico reflete, na sua configuração morfológica e material, as
mudanças de paradigmas estéticos e os impactos decorrentes da passagem do tempo. Neste
contexto, o restauro visa recuperar a integridade material, identidade e eficiência funcional do
bem cultural procurando um compromisso entre instâncias históricas e estéticas. A seleção das
estratégias e técnicas de intervenção, entre as quais a remoção de adições e reintegração de
lacunas, representa um processo controverso que exige uma compreensão integrada do bem
cultural.
O presente artigo descreve as principais fases de preparação do restauro interior da Igreja da
Misericórdia de Coruche (Portugal), nomeadamente da parede fundeira, correspondente ao
retábulo do altar-mor. O restauro desta igreja de matriz maneirista, baseou-se num conjunto de
análises complementares, entre as quais a pesquisa documental, o levantamento métricoarquitetónico,
o diagnostico das anomalias e as análises químicas e microestruturais dos materiais,
que resultou numa nova leitura cromática do programa decorativo original da igreja.
Os resultados obtidos sugerem a reposição das cores originais do retábulo tardo-quinhentista
e dos acrescentos barrocos (talha), nomeadamente a pintura mural, pintura sobre pedra e
madeira, talha dourada, estatuária e mobiliário. O restauro revelou um trabalho original de
cantaria de grande qualidade e erudição (por ex. os painéis policromos das paredes laterais, a folha
de ouro nos arcos e pilastras, as pinturas florais do século XVIII, a pedra polícroma dos painéis
laterais e as pinturas decorativas parietais), dando origem a uma nova leitura cromática e
conferindo uma coerência entre os elementos decorativos e a configuração arquitetónica.
ER  -