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Fialho, A., Monteiro, L., Malaquias, J. & Moreira, A. (2022). Avaliação e monitorização de um programa de intervenção num contexto de pandemia. Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Fialho et al.,  "Avaliação e monitorização de um programa de intervenção num contexto de pandemia", in Porto ICRE’22 - Porto Int. Conf. on Research in Education 2022, Porto, 2022
Exportar BibTeX
@misc{fialho2022_1715290052492,
	author = "Fialho, A. and Monteiro, L. and Malaquias, J. and Moreira, A.",
	title = "Avaliação e monitorização de um programa de intervenção num contexto de pandemia",
	year = "2022"
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TY  - CPAPER
TI  - Avaliação e monitorização de um programa de intervenção num contexto de pandemia
T2  - Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022
AU  - Fialho, A.
AU  - Monteiro, L.
AU  - Malaquias, J.
AU  - Moreira, A.
PY  - 2022
CY  - Porto
AB  - As sociedades atuais, inclusivamente a Portuguesa, caracterizam-se por uma crescente diversidade étnica, social, económica e cultural, encontrando-se em rápida mudança. Neste contexto, as competências sociais e emocionais são ferramentas fundamentais, uma vez que contribuem para o sucesso académico, a empregabilidade, a cidadania ativa, a saúde psicológica e o bem-estar (OECD, 2015). As competências sociais e emocionais dizem respeito a um conjunto de capacidades individuais que se podem manifestar em padrões consistentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos (OCDE, 2015; OCDE, 2018). É reconhecido que criar contextos promotores da sua emergência e desenvolvimento, desde os primeiros anos, é mais eficaz e menos dispendioso do que procurar posteriormente solucionar ou remediar dificuldades (Heckman, 2006). Integradas nesta visão, as atividades The Inventors procuram desenvolver, em crianças do 1º e do 2º ciclo, as competências referidas através da responsividade ao espírito curioso das crianças, ao desafiarem os seus interesses pelo conhecimento com a base de trabalho nas STEAM. Cada sessão, desenvolvida no contexto das atividades de enriquecimento curricular, é construída com o objetivo de a criança experienciar, gerir e expressar as suas emoções; explorar o ambiente com curiosidade e confiança, supervisionada pelo adulto; e resolver de modo adequado, criativo e eficaz problemas concretos, aplicáveis no quotidiano e em contextos diversos. Reconhecendo o seu valor, um programa eficaz de promoção e desenvolvimento de competências sociais e emocionais deve ser cuidadosamente planeado e continuamente monitorizado e avaliado. Com esse objetivo, no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento, o programa The Inventors foi implementado em 31 instituições de ensino da rede privada de Portugal continental, Madeira e Açores, em 158 crianças. Da avaliação de impacto realizada à metodologia The Inventors, verificou-se, entre os domínios analisados (i.e., pensamento criativo, autorregulação e resolução de problemas), um aumento na perceção das crianças sobre as suas competências de resolução de problemas (comparando o pré-teste e o pós-teste) [t(132) = -2.28; p = .01]. Por sua vez, no grupo de crianças que não teve acesso à intervenção verificou-se um aumento nas competências de empatia [t(87) = -0.17; p = .05], controlo emocional [t(87) = -3.47; p = .03] e regulação emocional [t(87) = -2.25; p = .01], do pré-teste para o pós-teste. A análise ao nível da monitorização da implementação revelou que os níveis de satisfação das crianças (Mdez = 4.90, DPdez = 0.40; Mmaio = 4.84, DPmaio= 0.46; escala 1 a 5), e dos diretores das instituições (M = 9.38, DP = 0.86; escala 1 a 10), onde a academia decorreu, foram elevados. Quanto aos níveis de qualidade pedagógica das sessões (e.g., clima das sessões, interação monitor-criança, interações entre as crianças) foram considerados altos (M = 4.09, DP = .40; escala de 1 a 5). A forma como as atividades The Inventors procuram incentivar as crianças a observar, colocar questões, fazer previsões, experimentar e encontrar soluções inovadoras, parece estar a contribuir para o desenvolvimento da competência de resolução de problemas [i.e., gerar novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro (Kankaraš, & Suarez-Alvarez, 2019)].
ER  -