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Cordeiro, G. Í. & Formato, G. (2022). Tensões e contradições do português em contextos de diáspora: Narrativas etnográficas e confessionais na área metropolitana de Boston. Trabalhos de Linguística Aplicada . 61 (3), 733-746
M. D. Cordeiro and G. Formato, "Tensões e contradições do português em contextos de diáspora: Narrativas etnográficas e confessionais na área metropolitana de Boston", in Trabalhos de Linguística Aplicada , vol. 61, no. 3, pp. 733-746, 2022
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TY - JOUR TI - Tensões e contradições do português em contextos de diáspora: Narrativas etnográficas e confessionais na área metropolitana de Boston T2 - Trabalhos de Linguística Aplicada VL - 61 IS - 3 AU - Cordeiro, G. Í. AU - Formato, G. PY - 2022 SP - 733-746 SN - 2175-764X DO - 10.1590/010318138670205v61n32022 UR - https://www.scielo.br/journal/tla/about/#about AB - Este artigo tem como objetivo analisar os emaranhados do “português” em contexto de diáspora e o seu reconhecimento como língua de herança. Através de uma pesquisa colaborativa na interseção disciplinar entre a antropologia, a sociolinguística e a educação, localizada em um pequeno território da área metropolitana de Boston, marcado por uma antiga imigração açoriana, a análise organiza-se em dois planos complementares: um local, socioespacial e comunitário, em narrativa etnográfica, e outro individual, ancorado na trajetória linguística pessoal, em narrativa autobiográfica. A discussão enfatiza o papel da dimensão ideológica, transversal aos vários pontos analisados, abrindo para uma reflexão crítica sobre português como língua de herança nos EUA. ______ This article aims to analyze the entanglements of “Portuguese” in a diasporic context and its recognition as a heritage language.Through a collaborative research at the disciplinary intersection between anthropology, sociolinguistics and education, located in a small territory in Greater Boston and marked by an older Azorean immigration, the analysis is organized on two complementary levels: a local, socio-spatial and community, in an ethnographic narrative, and another one more individual, anchored in a personal-linguistic trajectory, in an autobiographical narrative. The discussion emphasizes the role of the ideological dimension, transversal to the various points analyzed, opening for a critical reflection on Portuguese as a heritage language in the United States. ER -