Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Tomás, A., Henriques, S. & Abelha, M. (2022). Autoavaliação de escolas: Análise das páginas web das escolas do Algarve. In Fialho, I., e Coppi, M. (Ed.), Livro de atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Sinergias entre Autoavaliação e Avaliação Externa de Escolas. (pp. 43-56). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Ana et al., "Autoavaliação de escolas: Análise das páginas web das escolas do Algarve", in Livro de atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Sinergias entre Autoavaliação e Avaliação Externa de Escolas, Fialho, I., e Coppi, M., Ed., Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2022, pp. 43-56
@inproceedings{ana2022_1732206115419, author = "Tomás, A. and Henriques, S. and Abelha, M.", title = "Autoavaliação de escolas: Análise das páginas web das escolas do Algarve", booktitle = "Livro de atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Sinergias entre Autoavaliação e Avaliação Externa de Escolas", year = "2022", editor = "Fialho, I., e Coppi, M.", volume = "", number = "", series = "", pages = "43-56", publisher = "Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora", address = "Évora", organization = "MAEE", url = "https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maee" }
TY - CPAPER TI - Autoavaliação de escolas: Análise das páginas web das escolas do Algarve T2 - Livro de atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Sinergias entre Autoavaliação e Avaliação Externa de Escolas AU - Tomás, A. AU - Henriques, S. AU - Abelha, M. PY - 2022 SP - 43-56 CY - Évora UR - https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maee AB - Avaliar a organização escolar de forma sistemática é um procedimento relativamente recente que procura garantir a qualidade de todo o sistema educativo, capacitando-o para dar resposta a uma sociedade em constante transformação. O presente texto integra-se no âmbito do mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta. O trabalho aqui apresentado foi tido como ponto de partida para uma investigação mais profunda em curso, centrada na avaliação externa de escolas e na sua relação com a autoavaliação de um agrupamento de escolas do Algarve. Enquadrado no paradigma qualitativo, e realizando uma análise exploratória da informação disponível nas páginas das escolas do Algarve acessíveis na internet, foi definido como objetivo analisar a informação sobre a autoavaliação aí disponível. A presente investigação permitiu elencar um conjunto de informações que são divulgadas pelas escolas nas suas páginas web. No entanto, de acordo com a análise às referidas páginas, dos 40 agrupamentos de escolas do Algarve, a divulgação dos procedimentos de autoavaliação revela-se incompleta ou inexistente, na maior parte dos casos. Os resultados surpreendem na medida em que trata de procedimentos, os de autoavaliação e de avaliação externa de escolas, que se encontram regulamentados há mais de vinte anos, desde a publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro. ER -