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Brochado, A. & Costa, J. (2022). Social media communications’ influence on initial coin offerings’ success in the banking sector. Lusíada Economia e Empresa. 32, 11-32
A. M. Brochado and J. Costa, "Social media communications’ influence on initial coin offerings’ success in the banking sector", in Lusíada Economia e Empresa, vol. 32, pp. 11-32, 2022
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TY - JOUR TI - Social media communications’ influence on initial coin offerings’ success in the banking sector T2 - Lusíada Economia e Empresa VL - 32 AU - Brochado, A. AU - Costa, J. PY - 2022 SP - 11-32 SN - 1645-6750 DO - 10.34628/y9sw-q542 UR - http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/6538 AB - As Initial Coin Offerings (ICOs) são uma forma alternativa de financiamento, destinada a projetos com modelo de negócio baseado na tecnologia blockchain. O presente estudo propõe-se analisar a associação entre a utilização de comunicação nos canais digitais pelos promotores do projeto e os ratings dos projetos publicados online por entidades terceiras e o sucesso das ICOs na fase de emissão. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs do setor bancário, nomeadamente a utilização das plataformas Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube. Adicionalmente, as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs. Do ponto de vista teórico os resultados indicam que a comunicação nos canais digitais (e.g., código fonte, whitepaper) permite reduzir a assimetria de informação entre promotores e investidores numa ICO. ER -