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Signorello, A. L. & Matias, A. R. (2022). “Eu Sei Screvé Bonito com Caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal . Trabalhos de Linguística Aplicada . 61 (3), 657-678
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A. L. Signorello and A. R. Matias,  "“Eu Sei Screvé Bonito com Caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal ", in Trabalhos de Linguística Aplicada , vol. 61, no. 3, pp. 657-678, 2022
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TY  - JOUR
TI  - “Eu Sei Screvé Bonito com Caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal 
T2  - Trabalhos de Linguística Aplicada 
VL  - 61
IS  - 3
AU  - Signorello, A. L.
AU  - Matias, A. R.
PY  - 2022
SP  - 657-678
SN  - 2175-764X
DO  - 10.1590/010318138670211v61n32022
UR  - https://www.scielo.br/j/tla/a/Vr8WQLTTKJ7HfXQ8TVq7trb/?lang=pt
AB  - O presente artigo parte de um estudo de caso sobre um projeto de alfabetização e literacia em português língua não materna com adultos imigrantes. O projeto é dinamizado por um coletivo informal que realiza inúmeras iniciativas de apoio à comunidade de um bairro de habitação precária na periferia de Lisboa, onde se observam processos sociais de significativa marginalização da sua população. Neste contexto, analisamos o projeto de alfabetização e literacia no período 2016-2020, com o objetivo de perceber como este tem respondido às necessidades educativas e sociais dos educandos. O estudo de caso assente numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a seis educandos (2021), procedido da análise de arquivo das aulas (2016-2020). Neste artigo, discutiremos como a diversidade de perfis sociolinguísticos, tanto dos educadores como dos educandos, impacta no projeto de alfabetização e literacia do coletivo. Pretende-se analisar como os diferentes atores envolvidos mobilizam recursos e ultrapassam as suas dificuldades em contexto de ensino não formal, num território caracterizado por mobilidades internacionais contínuas, perfis e práticas comunicativas multilingues, níveis de escolaridades nulos ou baixos, e situações socioeconómicas particularmente vulneráveis. Observa-se que o projeto tem proporcionado possibilidades de contactos linguísticos e práticas de literacia em português, através do diálogo socialmente contextualizado entre todos os envolvidos (educandos e educadores), sendo sobretudo um espaço de socialização relevante face às inúmeras dificuldades materiais tanto dos educandos como do contexto de aprendizagem.
ER  -