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Albuquerque, A., Seabra, T. & Martins, S. C. (2022). Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Análise Social. 57 (244), 520-543
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A. A. Campos et al.,  "Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)", in Análise Social, vol. 57, no. 244, pp. 520-543, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)
T2  - Análise Social
VL  - 57
IS  - 244
AU  - Albuquerque, A.
AU  - Seabra, T.
AU  - Martins, S. C.
PY  - 2022
SP  - 520-543
SN  - 0003-2573
DO  - 10.31447/as00032573.2022244.04
UR  - http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=1295
AB  - O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.
______
We focus on the development of social inequalities in school outcomes in Portuguese primary education during the past decade by analysing the evolution of student retention rates. This period is of particular interest for such an analysis because it includes a governmental cycle (2011-2015) during which central political orientations
shifted. An upsurge of social selectivity in grade repetition is visible in the intensification of an already disadvantaged position of boys, foreign students, and students from families with lower educational levels. After this cycle we witness the return of (in)equality levels to those registered at the beginning of the decade.
ER  -