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Cardoso, G., Xavier, D. & Cardoso, T. (2007). Futebol, identidade e media na Sociedade em Rede. Observatorio (OBS*). 1, 119-143
G. A. Cardoso et al., "Futebol, identidade e media na Sociedade em Rede", in Observatorio (OBS*), vol. 1, pp. 119-143, 2007
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TY - JOUR TI - Futebol, identidade e media na Sociedade em Rede T2 - Observatorio (OBS*) VL - 1 AU - Cardoso, G. AU - Xavier, D. AU - Cardoso, T. PY - 2007 SP - 119-143 SN - 1646-5954 DO - 10.15847/obsOBS11200759 UR - http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/59 AB - Este artigo lida com um dos fenómenos mediáticos de maior abrangência nas sociedades contemporâneas: o futebol. Partindo do pressuposto de que o futebol é também um elemento de construção de comunidades de pertença, sejam elas nacionais, regionais ou de menor dimensão geográfica, procura-se através da análise das respostas a um inquérito representativo da população portuguesa compreender que factores diferenciam identitariamente os adeptos dos três maiores clubes portugueses: Benfica, Porto e Sporting. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas, que identificar as características sócio-demográficas e as representações dos adeptos pode não ser suficiente para compreender as razões de pertença. Sugere-se que há que nos interrogarmos sobre se, para compreender o fenómeno identitário dos clubes de futebol, é mais importante compreender o clube como agregador de identidades similares dos adeptos ou o clube como entidade que, pela forma como comunica através dos media, transmite aos seus potenciais adeptos um dado ideal de identidade construída? Numa época em que a identidade futebolística é usada no lançamento de projectos de audiovisual, dos jogos de computador às televisões de clubes, como o Barcelona ou Manchester, é fundamental compreender melhor o papel do futebol e a sua relação com os media. ER -