Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Cachado, R. (2022). Etnografia Urbana em Portugal. Reflexões sobre metodologia e práticas de pesquisa. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Export Reference (IEEE)
R. D. Cachado,  "Etnografia Urbana em Portugal. Reflexões sobre metodologia e práticas de pesquisa", in VIII Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia, Évora, 2022
Export BibTeX
@misc{cachado2022_1765843773392,
	author = "Cachado, R.",
	title = "Etnografia Urbana em Portugal. Reflexões sobre metodologia e práticas de pesquisa",
	year = "2022",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://apa2022.apantropologia.org/paineis-aprovados/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Etnografia Urbana em Portugal. Reflexões sobre metodologia e práticas de pesquisa
T2  - VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
AU  - Cachado, R.
PY  - 2022
CY  - Évora
UR  - https://apa2022.apantropologia.org/paineis-aprovados/
AB  - Esta comunicação decorre de um projeto sobre etnografia urbana em Portugal, uma pesquisa encravada entre a história das ciências e a tentativa de contribuir para os debates metodológicos no seio das ciências sociais e humanas. É uma pesquisa cuja coleção empírica consiste em entrevistas de trajetória profissional, compilação de currículos e de eventos científicos, e um questionário sobre arquivos etnográficos. Incide sobre investigadores que se identificam com o legado da Antropologia Urbana e com a etnografia urbana, e sobre os que apenas desenvolvem as suas pesquisas etnográficas em contextos urbanos que, tal como os demais, contribuem para o conhecimento das cidades. 
Pegando num conjunto de trajetórias, pretendo por um lado analisar as diferenças e semelhanças entre etnógrafos antropólogos e outros cientistas sociais e humanos quanto à forma como percecionam a metodologia que escolheram, e por outro sobre os contributos que têm dado. Nesta linha, importa destacar o perfil de co-implicação (Garcez 2008) ou de engajamento periférico (Alves e Falanga 2019) que os resultados sugerem. De facto, as entrevistas demonstram que muitos dos investigadores realizam trabalhos de pesquisa em que o elemento de compromisso é relevante. 
ER  -