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Pereira, C., Milagre, C & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. In Maria José Casa-Nova (Ed.), Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos. (pp. 47-86). Lisboa: Alto-Comissariado para as Migrações.
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C. P. Pereira et al.,  "Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022", in Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos, Maria José Casa-Nova, Ed., Lisboa, Alto-Comissariado para as Migrações, 2022, pp. 47-86
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TY  - CHAP
TI  - Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022
T2  - Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos
AU  - Pereira, C.
AU  - Milagre, C
AU  - Ortiz, A.
PY  - 2022
SP  - 47-86
CY  - Lisboa
UR  - https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Educa%C3%A7%C3%A3o+de+Adultos/d65ac04a-a15a-4191-927f-2e3371468f9d
AB  - Em Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos 
serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/
transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de 
abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política.
ER  -