Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Pereira, C., Milagre, C & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. In Maria José Casa-Nova (Ed.), Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos. (pp. 47-86). Lisboa: Alto-Comissariado para as Migrações.
C. P. Pereira et al., "Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022", in Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos, Maria José Casa-Nova, Ed., Lisboa, Alto-Comissariado para as Migrações, 2022, pp. 47-86
@incollection{pereira2022_1732209505999, author = "Pereira, C. and Milagre, C and Ortiz, A.", title = "Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022", chapter = "", booktitle = "Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos", year = "2022", volume = "", series = "", edition = "", pages = "47-47", publisher = "Alto-Comissariado para as Migrações", address = "Lisboa", url = "https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Educa%C3%A7%C3%A3o+de+Adultos/d65ac04a-a15a-4191-927f-2e3371468f9d" }
TY - CHAP TI - Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022 T2 - Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos AU - Pereira, C. AU - Milagre, C AU - Ortiz, A. PY - 2022 SP - 47-86 CY - Lisboa UR - https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Educa%C3%A7%C3%A3o+de+Adultos/d65ac04a-a15a-4191-927f-2e3371468f9d AB - Em Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/ transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política. ER -