Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Bogado, Diana & Saaristo, S.-M. (2020). Disputas subjetivas e simbólicas na luta pelo direito à cidade. Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo.
Exportar Referência (IEEE)
D. B. Silva and S. M. Saaristo,  "Disputas subjetivas e simbólicas na luta pelo direito à cidade", in Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo, 2020
Exportar BibTeX
@misc{silva2020_1777260077062,
	author = "Bogado, Diana and Saaristo, S.-M.",
	title = "Disputas subjetivas e simbólicas na luta pelo direito à cidade",
	year = "2020",
	url = "http://siiu2020.fa.ulisboa.pt/index.php/pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Disputas subjetivas e simbólicas na luta pelo direito à cidade
T2  - Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo
AU  - Bogado, Diana
AU  - Saaristo, S.-M.
PY  - 2020
UR  - http://siiu2020.fa.ulisboa.pt/index.php/pt/
AB  - O presente artigo é resultado da pesquisa-ação realizada junto ao movimento social pelo direito à moradia na cidade de Lisboa, durante 2018 e princípio de 2019. O período compreende um momento de crescimento do mercado imobiliário associado à visibilidade da metrópole no cenário internacional. Pretende-se associar a promoção das cidades como cartões postais, circunscrita às estratégias do capitalismo financeiro internacional, às consequências do rápido encarecimento do solo, da vida e da moradia. No período em questão surge o coletivo Stop Despejos, cuja finalidade é dar visibilidade aos crescentes despejos na cidade. O presente artigo consiste no relato de ações realizadas junto ao coletivo na comunidade 6 de Maio, Área Metropolitana de Lisboa, e analisa as estratégias que consistiram na adaptação de métodos de mobilização comunitária usados anteriormente na comunidade Vila Autódromo no Rio de Janeiro. Tais estratégias, junto aos movimentos sociais, centram-se nos impactos subjetivos das remoções, utilizando a metodologia Investigação Participação-Ação, IAP.
ER  -