Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Alexandre, J. & Agulhas, R. (2022). A prevenção primária ou universal do abuso sexual . In O Grande Livro da Violência Sexual: Compreensão, prevenção, avaliação e intervenção. (pp. 188-198). Lisboa: Sílabo.
Exportar Referência (IEEE)
J. C. Alexandre and R. S. Agulhas,  "A prevenção primária ou universal do abuso sexual ", in O Grande Livro da Violência Sexual: Compreensão, prevenção, avaliação e intervenção., Lisboa, Sílabo, 2022, pp. 188-198
Exportar BibTeX
@incollection{alexandre2022_1766184563495,
	author = "Alexandre, J. and Agulhas, R.",
	title = "A prevenção primária ou universal do abuso sexual ",
	chapter = "",
	booktitle = "O Grande Livro da Violência Sexual: Compreensão, prevenção, avaliação e intervenção.",
	year = "2022",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "188-188",
	publisher = "Sílabo",
	address = "Lisboa",
	url = "https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/grande-livro-sobre-a-violencia-sexual/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A prevenção primária ou universal do abuso sexual 
T2  - O Grande Livro da Violência Sexual: Compreensão, prevenção, avaliação e intervenção.
AU  - Alexandre, J.
AU  - Agulhas, R.
PY  - 2022
SP  - 188-198
CY  - Lisboa
UR  - https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/psicologia/livro/grande-livro-sobre-a-violencia-sexual/
AB  - O abuso sexual é uma problemática complexa, com fortes implicações para as vítimas e para a sociedade devendo, por isso, ser encarada como um problema de saúde pública. Na primeira parte, o presente capítulo procura identificar, através de uma análise compreensiva e sistémica, fatores de risco e proteção, tendo em conta que estes são fundamentais para o delineamento de estratégias de prevenção. Na segunda parte define-se o que se entende por prevenção, dando-se destaque à prevenção primária ou universal, encarando-a num continuum com uma abordagem de promoção de um desenvolvimento saudável. A prevenção primária ou universal do abuso sexual, em concreto, é analisada também de uma forma compreensiva, evidenciando-se a importância de atuar nos vários sistemas que direta ou indiretamente envolvem crianças e jovens. Ao longo desta segunda parte discute-se o facto de as intervenções que têm sido feitas serem sobretudo pensadas no contexto escolar e dirigidas a crianças, envolvendo menos pais/cuidadores, educadores e professores. Procuram dar-se alguns
exemplos, também nacionais, que ilustram as competências chave que devem ser tidas em conta e que fatores contribuem, globalmente, para a eficácia deste tipo de programas, sendo fundamental a avaliação das intervenções.
ER  -