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Carvalho Junior, P., Paes de Carvalho, C. & Schippling, A. (2022). A implementação da política cultural e educacional Alemã para o exterior: As escolas Alemãs na América Latina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 17 (3), 2433-2455
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P. D. Junior et al.,  "A implementação da política cultural e educacional Alemã para o exterior: As escolas Alemãs na América Latina", in Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 17, no. 3, pp. 2433-2455, 2022
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TY  - JOUR
TI  - A implementação da política cultural e educacional Alemã para o exterior: As escolas Alemãs na América Latina
T2  - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
VL  - 17
IS  - 3
AU  - Carvalho Junior, P.
AU  - Paes de Carvalho, C.
AU  - Schippling, A.
PY  - 2022
SP  - 2433-2455
SN  - 2446-8606
DO  - 10.21723/riaee.v17iesp.3.16591
UR  - https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16591
AB  - O artigo tem por objetivo apresentar as especificidades do contexto latino-americano quanto à implementação da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior, através de uma análise das Escolas Alemãs no Exterior, localizadas nessa região. Através de uma abordagem qualitativa, ele explora os dados constantes no Diretório de Escolas no Exterior produzido pela Agência Central para Escolas no Exterior e a representação da direção escolar disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais dessas escolas, analisando-os à luz de conceitos sobre implementação de políticas públicas. O artigo propõe que o sistema escolar alemão no exterior, baseado em modelos de cooperação entre instâncias governamentais alemãs e entidades privadas nos países anfitriões, se caracteriza pelo papel central de atores locais na implementação dessa política. Ele conclui que as marcas de ambiguidade da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior possibilitam que o sistema se adapte às diferentes realidades locais das escolas.
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The article presents the specificities of the Latin American context with regard
to the implementation of German cultural and educational policy abroad through an analysis
of the German Schools Abroad located in this region. Using a qualitative approach, it explores
the data contained in the Directory of Schools Abroad produced by the Central Agency for
Schools Abroad and the representation of the school management provided on the official
websites of these schools, analyzing them according to concepts about public policy
implementation. The article proposes that the German school system abroad, based on models
of cooperation between German governmental bodies and private entities in host countries, is
characterized by the central role of local actors in the implementation of this policy. It
concludes that the hallmarks of ambiguity of the German Cultural and Educational Policy
Abroad enable the system to adapt to the different local realities of the schools. 
ER  -