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Quintela, J.  L. (2022). Comunicação e futebol: Os “Três Grandes” do futebol Português. Observatorio (OBS*). 16 (4), 185-210
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J. E. Quintela,  "Comunicação e futebol: Os “Três Grandes” do futebol Português", in Observatorio (OBS*), vol. 16, no. 4, pp. 185-210, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Comunicação e futebol: Os “Três Grandes” do futebol Português
T2  - Observatorio (OBS*)
VL  - 16
IS  - 4
AU  - Quintela, J.  L.
PY  - 2022
SP  - 185-210
SN  - 1646-5954
DO  - 10.15847/obsobs16420222147
UR  - https://obs.obercom.pt/index.php/obs
AB  - A comunicação no futebol português sofreu alterações profundas com a constituição das Sociedades Anónimas Desportivas e posteriormente com a digitalização dos media. A comunicação dos clubes passou a desenvolver-se em torno de três actores principais: presidente, treinador e director de comunicação (dircom). Para esta última função recrutaram profissionais experientes e qualificados que se movimentam com facilidade nos centros de decisão. Tendo como objectivo compreender as transformações no ecossistema comunicacional dos clubes, analisámos as estruturas e práticas das direcções de comunicação no Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, os “três grandes” do futebol português. 
Partindo de uma revisão da literatura, problematizámos a comunicação nos clubes, tendo como estratégia metodológica a observação participante, entrevistas semi-directivas aos dircom’s dos “três grandes” e análise documental às entrevistas concedidas por estes ao jornal Record, como técnicas de recolha de dados. O período de análise incide sobre a época desportiva 2017/18.
Verifica-se que o campo de actuação da comunicação dos clubes é vasto e altamente profissional, tornando-se em produtores de conteúdos com as suas próprias plataformas de comunicação e sem necessidade de intermediação jornalística. Estes adoptam modelos integrados de gestão da comunicação e modelos unidireccionais, propagandísticos, que sugerem similitudes com a comunicação política, na construção de personagens, narrativas e ferramentas utilizadas. A mercantilização, com a luta pelos milhões da Champions League contribui para o tom crispado e comunicação de ‘guerrilha’ praticada pelos “três grandes” na luta entre si. Ao promover-se a discussão da comunicação dos clubes, na perspectiva das ciências da comunicação, pretende-se dar a conhecer os seus bastidores e a sua centralidade na actividade organizacional, contribuindo para o conhecimento de uma área ainda pouco explorada com grande impacto social, mediático, económico e político em que os adeptos se revelam susceptíveis de manipulação.
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Communication in Portuguese football underwent profound changes since the transformation into a Public Limited Sports Company (SAD) and later with the media digitalization. Communication began to develop around three main actors: president, coach and communication director (dircom). For this last function, they recruited experienced and qualified professionals, with a strong network, who move easily around decision centers. Aiming to understand transformations in the communicational ecosystem of the clubs, we analysed the structures and practices of the communication departments in Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal (Sporting CP), the “big three” of Portuguese football.
Starting from a literature review, we reflect on the clubs’ communication, having as methodological strategy the complete participant observation in Sporting CP. We carried out an analysis of the documents and interviews with the dircom’s of the “big three” published by the daily newspaper Record. Three semi-directive interviews were carried out with these same actors. The analysis period focuses on the 2017/18 sports season.
It appears that the communication field of the clubs is vast and highly professional, becoming content producers with their own communication platforms and without the need for journalistic intermediation. They adopt integrated models of communication management, and unidirectional, propagandistic models, which suggest similarities with political communication, namely in the construction of characters, narratives and tools used. Commodification, with the fight for the Champions League millions, contributes to the crisp tone and guerrilla communication practiced by the "big three" in the fight among themselves. 
By promoting the discussion of club´s communication, from communication sciences perspective, it is intended to make known their backstage and of their organizational activity contributing to the knowledge of an area still not much explored, but with a great social impact, media, economic and political in which supporters are susceptible to manipulation.


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