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Reis, M. (2022). Entre Textos e Contextos: O ensino de teorias sociológicas. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 44, 11-27
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M. M. Reis,  "Entre Textos e Contextos: O ensino de teorias sociológicas", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 44, pp. 11-27, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Entre Textos e Contextos: O ensino de teorias sociológicas
T2  - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
VL  - 44
AU  - Reis, M.
PY  - 2022
SP  - 11-27
SN  - 0872-3419
DO  - 10.21747/08723419/soc44a1
UR  - https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia
AB  - Em que edifício teórico se alicerça a visão sociológica do mundo e como a comunicamos, em síntese, aos estudantes no contexto da sua formação básica universitária? Que princípios devem presidir ao processo de apropriação de instrumentos como as teorias sociológicas, que possam revelar-se úteis e relevantes à sua prática científica, profissional e cidadã futura? Haverá “técnicas” para analisar a sociedade ou, antes, experimentação de modelos, formas de pensar concorrentes, com as quais vamos aprendendo a dialogar e afinar o conhecimento sobre a sociedade? Argumenta-se, neste artigo, que o pluri-paradigmatismo teórico deve ser considerado recurso fundamental da formação sociológica, bem como a leitura e o trabalho sobre textos originais, independentemente do estatuto clássico ou contemporâneo desses textos.
____
What are the theoretical foundations on which we base our sociological view of the world? How
do we communicate it, in summary, to students in the context of their basic university
training? What principles should guide the process of appropriating instruments such as
sociological theories, to prove useful and relevant to future scientific, professional and
citizen practice? Are there “techniques” for analyzing society or, rather, experimenting
with models, competing ways of thinking, with which we learn to dialogue and refine
knowledge about society? This article argues that theoretical pluri-paradigmatism should
be considered a fundamental resource for sociological training, as well as reading and
working on original texts, regardless of the classic or contemporary status of these texts.

ER  -