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Abrantes, P. & Santos, S. (2022). Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negócios. Análise Social. 57 (244), 470-494
P. A. Abrantes and S. A. Santos, "Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negócios", in Análise Social, vol. 57, no. 244, pp. 470-494, 2022
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TY - JOUR TI - Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negócios T2 - Análise Social VL - 57 IS - 244 AU - Abrantes, P. AU - Santos, S. PY - 2022 SP - 470-494 SN - 0003-2573 DO - 10.31447/as00032573.2022244.02 UR - http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=38 AB - Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negócios. Este artigo retoma o debate entre socialização e desigualdades socioprofissionais contribuindo para a compreensão dos processos de reprodução e mobilidade sociais nas sociedades contemporâneas. Partindo do caso da inserção de jovens advogados em escritórios de grande dimensão, analisam-se os processos de recrutamento e seleção. Para tal, toma-se a ótica de análise das práticas explorando os significados a partir da recolha de histórias de vida. Os dados apontam para uma dupla dinâmica onde coexistem fenómenos de reprodução de elites, mais expectáveis, e fenómenos de mobilidade ascendente, onde a frequência de espaços educativos selecionados e a socialização entre pares assumem um papel fundamental. ___ This article goes back to former discussions around socialization and socio-professional inequalities to contribute to a better understanding of reproduction and/or mobility processes in contemporary societies. Taking the case of the professional socialization of young lawyers in large law firms, we analyse recruitment and selection procedures. To accomplish it we use life stories, exploring the significances and meanings of social practices. Collected data confirms a double dynamic with coexisting and, more expected, elite reproduction phenomena, and ascendant mobility trajectories grounded on selective educational spaces and peers’ socialization. ER -