Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Pinho, F., Mateus, S. & Amaral, P. (2022). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos. In Palhares, J. A., and Afonso, A. J. (Ed.), III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea. (pp. 332-337). Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd).
A. F. Pinho et al., "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos", in III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea, Palhares, J. A., and Afonso, A. J., Ed., Braga, Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2022, pp. 332-337
@inproceedings{pinho2022_1732356573012, author = "Pinho, F. and Mateus, S. and Amaral, P.", title = "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos", booktitle = "III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea", year = "2022", editor = "Palhares, J. A., and Afonso, A. J.", volume = "", number = "", series = "", pages = "332-337", publisher = "Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd)", address = "Braga", organization = "Centro de Investigação em Educação (CIEd)", url = "https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76457" }
TY - CPAPER TI - Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos T2 - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea AU - Pinho, F. AU - Mateus, S. AU - Amaral, P. PY - 2022 SP - 332-337 CY - Braga UR - https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76457 AB - Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar. ER -