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Mateus, S., Costa, R. & Carreiras, M. (2022). Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências”.
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S. C. Gomes et al.,  "Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística", in VIII Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências”, Évora, 2022
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@misc{gomes2022_1734930702443,
	author = "Mateus, S. and Costa, R. and Carreiras, M.",
	title = "Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística",
	year = "2022",
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TY  - CPAPER
TI  - Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística
T2  - VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências”
AU  - Mateus, S.
AU  - Costa, R.
AU  - Carreiras, M.
PY  - 2022
CY  - Évora
UR  - https://apa2022.apantropologia.org/
AB  - Esta apresentação centra-se nas noções e práticas de poder e obediência entre jovens, e baseia-se na discussão dos resultados preliminares de uma análise interpretativa de dois workshops realizados em 2021, no âmbito da criação do espetáculo “Jogos de Obediência”, inserido no projeto “The Holocaust and Modernity: Violence and Obedience in Present Societies”, financiado pela FCT. Os workshops, com a duração de 5 dias, tiveram como objetivo experimentar dispositivos de ligação, posição e oposição, isto é, atividades geradoras de encontros dialógicos que possam levar à expressão de visões do mundo e à conscientização da posição de poder ocupada em cada momento. Os participantes tinham entre os 8 anos e os 23 anos, e um perfil diversificado em termos de género, origem étnico-nacional, contexto de residência e perfil socioeconómico, com trajetos escolares com maior incidência no 3º ciclo e ensino secundário artístico. Nesta apresentação iremos desenvolver um olhar analítico sobre os elementos constituintes, as dinâmicas relacionais e de ação nos encontros. O processo de envolvimento, adesão e participação nos dispositivos por parte dos jovens será problematizado, endereçando questões transversais à experiência contemporânea de juventude como a relação com o futuro, os valores, a distribuição de poder ou coprodução de conhecimento.
ER  -