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Mateus, S., Costa, R. & Carreiras, M. (2022). Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências”.
S. C. Gomes et al., "Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística", in VIII Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências”, Évora, 2022
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TY - CPAPER TI - Jogos de obediência: representações sobre poder e obediência na juventude a partir de um projeto de criação artística T2 - VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - “Os Novos Anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências” AU - Mateus, S. AU - Costa, R. AU - Carreiras, M. PY - 2022 CY - Évora UR - https://apa2022.apantropologia.org/ AB - Esta apresentação centra-se nas noções e práticas de poder e obediência entre jovens, e baseia-se na discussão dos resultados preliminares de uma análise interpretativa de dois workshops realizados em 2021, no âmbito da criação do espetáculo “Jogos de Obediência”, inserido no projeto “The Holocaust and Modernity: Violence and Obedience in Present Societies”, financiado pela FCT. Os workshops, com a duração de 5 dias, tiveram como objetivo experimentar dispositivos de ligação, posição e oposição, isto é, atividades geradoras de encontros dialógicos que possam levar à expressão de visões do mundo e à conscientização da posição de poder ocupada em cada momento. Os participantes tinham entre os 8 anos e os 23 anos, e um perfil diversificado em termos de género, origem étnico-nacional, contexto de residência e perfil socioeconómico, com trajetos escolares com maior incidência no 3º ciclo e ensino secundário artístico. Nesta apresentação iremos desenvolver um olhar analítico sobre os elementos constituintes, as dinâmicas relacionais e de ação nos encontros. O processo de envolvimento, adesão e participação nos dispositivos por parte dos jovens será problematizado, endereçando questões transversais à experiência contemporânea de juventude como a relação com o futuro, os valores, a distribuição de poder ou coprodução de conhecimento. ER -