Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Schippling, A. (2023). Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa. In Pedro Abrantes, Elsa Lechner (Ed.), Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização. (pp. 111-124).: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
A. Schippling,  "Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa", in Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização, Pedro Abrantes, Elsa Lechner, Ed., Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, pp. 111-124
Exportar BibTeX
@incollection{schippling2023_1731993455417,
	author = "Schippling, A.",
	title = "Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa",
	chapter = "",
	booktitle = "Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "Estudos globais",
	edition = "",
	pages = "111-111",
	publisher = "Imprensa da Universidade de Coimbra",
	address = "",
	url = "http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/334/753/1324-1"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa
T2  - Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização
AU  - Schippling, A.
PY  - 2023
SP  - 111-124
DO  - 10.14195/978-989-26-2410-5_4
UR  - http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/334/753/1324-1
AB  - Enquanto em várias ciências sociais a reivindicação para transgredir o paradigma de um nacionalismo metodológico é recorrente, na investigação em educação esse paradigma mantém-se muito persistente. Este texto propõe uma reflexão de carácter metodológico, num primeiro passo, sobre esse paradigma e o seu impacto na investigação em educação – centrando-se em processos de globalização e transnacionalização em educação – e, num segundo passo, um programa e uma prática de investigação que se baseia na desconstrução do paradigma do nacionalismo metodológico. No exemplo da interpretação colaborativa de dados, por grupos de investigadores culturalmente heterogéneos, é discutida essa prática de investigação. O texto termina com uma perspetiva sobre os desafios para um programa da investigação da globalização em educação.
ER  -