Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Schippling, A. (2023). Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa. In Pedro Abrantes, Elsa Lechner (Ed.), Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização. (pp. 111-124).: Imprensa da Universidade de Coimbra.
A. Schippling, "Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa", in Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização, Pedro Abrantes, Elsa Lechner, Ed., Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, pp. 111-124
@incollection{schippling2023_1731993455417, author = "Schippling, A.", title = "Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa", chapter = "", booktitle = "Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização", year = "2023", volume = "", series = "Estudos globais", edition = "", pages = "111-111", publisher = "Imprensa da Universidade de Coimbra", address = "", url = "http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/334/753/1324-1" }
TY - CHAP TI - Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa T2 - Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização AU - Schippling, A. PY - 2023 SP - 111-124 DO - 10.14195/978-989-26-2410-5_4 UR - http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/334/753/1324-1 AB - Enquanto em várias ciências sociais a reivindicação para transgredir o paradigma de um nacionalismo metodológico é recorrente, na investigação em educação esse paradigma mantém-se muito persistente. Este texto propõe uma reflexão de carácter metodológico, num primeiro passo, sobre esse paradigma e o seu impacto na investigação em educação – centrando-se em processos de globalização e transnacionalização em educação – e, num segundo passo, um programa e uma prática de investigação que se baseia na desconstrução do paradigma do nacionalismo metodológico. No exemplo da interpretação colaborativa de dados, por grupos de investigadores culturalmente heterogéneos, é discutida essa prática de investigação. O texto termina com uma perspetiva sobre os desafios para um programa da investigação da globalização em educação. ER -