Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Oliveira, Nuno (2022). A religião em Gilberto Freyre – o sincretismo e a civilização “cristocêntrica”. Congresso Internacional “Independências, Império, Escravidão, Imigração e Brasilidade – 200 anos de Independência do Brasil, UAb.
Exportar Referência (IEEE)
N. F. Oliveira,  "A religião em Gilberto Freyre – o sincretismo e a civilização “cristocêntrica”", in Congr.o Internacional “Independências, Império, Escravidão, Imigração e Brasilidade – 200 anos de Independência do Brasil, UAb, Alenquer, 2022
Exportar BibTeX
@misc{oliveira2022_1766769329871,
	author = "Oliveira, Nuno",
	title = "A religião em Gilberto Freyre – o sincretismo e a civilização “cristocêntrica”",
	year = "2022"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A religião em Gilberto Freyre – o sincretismo e a civilização “cristocêntrica”
T2  - Congresso Internacional “Independências, Império, Escravidão, Imigração e Brasilidade – 200 anos de Independência do Brasil, UAb
AU  - Oliveira, Nuno
PY  - 2022
CY  - Alenquer
AB  - Neste artigo procuro dialogar com a tese da modernidade alternativa no trabalho de Freyre a partir de uma dimensão menos explorada: a religiosa. Recorrendo a textos e a excertos explicitamente problematizadores do papel da religião na formação social do Brasil, mostro como podemos ler esta modernidade alternativa à luz de uma “religiosidade alternativa”. Discute-se que esta deve ser entendida como refractada pelo cristianismo – de um tipo específico - e que este último assume um papel fundamental na produção cultural do hibridismo. Esta combinação possui o seu núcleo ético que nos permite compreender o sentido utópico de algumas teses de Freyre. Sentido esse que não é dissociável de uma muito particular tentativa de “invenção” da identidade nacional.
ER  -