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Sousa, J. C. & Pinto-Martinho, A. (2022). Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais. Media e Jornalismo. 22 (41), 161-178
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J. C. Sousa and A. I. Martinho,  "Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais", in Media e Jornalismo, vol. 22, no. 41, pp. 161-178, 2022
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TY  - JOUR
TI  - Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
T2  - Media e Jornalismo
VL  - 22
IS  - 41
AU  - Sousa, J. C.
AU  - Pinto-Martinho, A.
PY  - 2022
SP  - 161-178
SN  - 1645-5681
DO  - 10.14195/2183-5462_41_9
UR  - https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/11182
AB  - Compreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.
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Understanding which socio-media factors can impact citizens’ trust in local and regional authorities is extremely important in increasingly polarized societies. The present work aims, through the use of Eurobarometer data, with a total of 27,746 participants from the 28 Member States of the European Union, to contribute to a
clarification of the role of the media in promoting trust in local and regional institutions. Operationalization involves the implementation of a logistic regression model, which makes it possible to measure the impact of the media and socio-educational determinants on trust in these proximity institutions. The empirical demonstration allowed us to conclude that those who trust and use traditional media tend more likely to trust local and regional authorities. This evidence leads us to the idea that the biggest consumers of digital media should be the focus of public policies aimed at media and digital literacy. The democracy of European societies depends on this struggle.
ER  -