Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Baptista, V. & Marques Alves, P. (2022). O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 17 (2), 1071-1093
Export Reference (IEEE)
V. Baptista and P. J. Alves,  "O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal", in Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 17, no. 2, pp. 1071-1093, 2022
Export BibTeX
@article{baptista2022_1715933712568,
	author = "Baptista, V. and Marques Alves, P.",
	title = "O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal",
	journal = "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação",
	year = "2022",
	volume = "17",
	number = "2",
	doi = "10.21723/riaee.v17iesp.2.16982",
	pages = "1071-1093",
	url = "https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16982"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal
T2  - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
VL  - 17
IS  - 2
AU  - Baptista, V.
AU  - Marques Alves, P.
PY  - 2022
SP  - 1071-1093
SN  - 2446-8606
DO  - 10.21723/riaee.v17iesp.2.16982
UR  - https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16982
AB  - Ao longo da História foram vividas várias pandemias. Contudo, a atual doença covid-19 apanhou desprevenidas as sociedades e as pessoas individualmente, levando ao isolamento social e à experimentação de novas situações laborais, como no ensino a distância. Sendo a docência uma profissão feminizada, em Portugal, neste artigo procuramos discutir as consequências para as docentes da dupla jornada em casa, acumulando o trabalho laboral e o cuidar da família, o que se insere numa lógica geral do neoliberalismo. No entanto, verificámos que apesar de algumas mudanças na legislação e no quotidiano sobre a igualdade de género, coube essencialmente às mulheres o cuidar dos filhos e das filhas mais pequenas ou dos progenitores mais velhos e velhas. Logo, na prática diária, há um percurso ainda a fazer na profissão docente que conduza efetivamente à igualdade de género e de inclusão para a cidadania de todas as pessoas.
____
Throughout  history  several  pandemics  have  been  experienced.  However,  the current  covid-19  disease  has  caught  societies  and  individuals  off  guard,  leading  to  social isolation  and  the  experimentation  of  new  work  situations,  such  as  distance  learning.  Since teaching  is  a  feminized  profession,  in  Portugal,  in  this  article  we  tried  to  discuss  the consequences for female teachers of the double journey at home, accumulating work and family care, which is part of a general logic of neoliberalism. However, we found that despite some changes in legislation and in daily life regarding gender equality, it has essentially fallen to women  to  take  care  of  their  children  and  younger  daughters  or  older  parents.  Therefore,  in daily practice, there is still a way to go in the teaching profession to effectively lead to gender equality and inclusion for the citizenship of all people.
ER  -