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Carvalho da Silva, V. (2023). Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida. Sociologia On Line. 33, 11-33
V. P. Silva, "Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida", in Sociologia On Line, no. 33, pp. 11-33, 2023
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TY - JOUR TI - Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida T2 - Sociologia On Line IS - 33 AU - Carvalho da Silva, V. PY - 2023 SP - 11-33 SN - 1647-3337 DO - 10.30553/sociologiaonline.2023.33.1 UR - https://revista.aps.pt/pt/os-adultos-pouco-escolarizados-que-nao-retomaram-a-educacao-formal-trajetorias-contextos-e-a-relacao-com-a-aprendizagem-ao-longo-da-vida/ AB - Com o desiderato de contribuir para o alargamento do conhecimento sociológico sobre os adultos pouco escolarizados que, apesar das mais recentes iniciativas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, têm permanecido fora da educação formal, apresentam-se os primeiros resultados da etapa qualitativa, de uma investigação empírica orientada por uma estratégia de métodos mistos, dirigida especificamente a este segmento da população portuguesa. Incidindo sobre os indivíduos que têm ficado fora da educação formal e na sua relação com a aprendizagem, reuniram-se contributos teóricos sobre contextos, disposições e reflexividades, tendo sido centrais os conceitos de habitus e de disposições (Bourdieu e Lahire), e a abordagem conceptual e empírica em torno das reflexividades (Archer/ Caetano). Norteada pela abordagem biográfica captaram-se, sincrónica e diacronicamente trajetórias (individuais; redes de sociabilidade), motivos de afastamento, projeções futuras e reflexividades. Atestou-se o peso dos contextos de origem sobre a relação deste segmento com a aprendizagem. ____ Whit the aim of contributing to the broadening of sociological knowledge about adults with low educational levels who, despite the most recent initiatives in adult education and training and lifelong learning, have remained outside formal education, we present a first overview of the results of the qualitative stage of the research. Focusing on a segment that, at a national level, has remained on the margins of educational societies, we seek to understand whether we are dealing with individuals who have been left out, or have been left out of education and lifelong learning. Guided by the biographical approach, this stage allowed us to capture the reflexivity profiles, social origins, living conditions, and sociability networks of 21 interviewees. The results presented here allowed us to attest to the diversity of this segment, and the impact of these dimensions on the construction of the dispositional heritage regarding the relationship with education and learning ER -