Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, Inês (2022). “Religião, espiritualidade e serviço comunitário em tempos de crise: o caso dos templos Hindus da Grande Lisboa”, . VIII Congresso APA Os Novos anos 20. Desafios, Incertezas e Resistências.
Exportar Referência (IEEE)
I. M. Aparício,  "“Religião, espiritualidade e serviço comunitário em tempos de crise: o caso dos templos Hindus da Grande Lisboa”, ", in VIII Congr.o APA Os Novos anos 20. Desafios, Incertezas e Resistências, Évora, 2022
Exportar BibTeX
@misc{aparício2022_1715539088409,
	author = "Lourenço, Inês",
	title = "“Religião, espiritualidade e serviço comunitário em tempos de crise: o caso dos templos Hindus da Grande Lisboa”, ",
	year = "2022",
	url = "https://apa2022.apantropologia.org/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - “Religião, espiritualidade e serviço comunitário em tempos de crise: o caso dos templos Hindus da Grande Lisboa”, 
T2  - VIII Congresso APA Os Novos anos 20. Desafios, Incertezas e Resistências
AU  - Lourenço, Inês
PY  - 2022
CY  - Évora
UR  - https://apa2022.apantropologia.org/
AB  - Com a chegada da pandemia, vimos as comunidades religiosas com quem trabalhamos adaptarem-se a novas formas de prestar culto, desde as transmissões on-line durante o confinamento, à adaptação a novas normas, como o distanciamento social ou o uso de máscara, durante a prática religiosa. Vimos também intensificarem-se as acções de solidariedade, as recolhas de alimentos, distribuição de refeições e até a cedência de espaços para centros de vacinação. Muitos de nós acompanhámos estes processos também à distância, através de informação que nos chegava por via das redes sociais.
Qual o impacto da pandemia na vida destas comunidades religiosas? De que forma a religião contribuiu para superar o isolamento, as perdas de entes queridos, os medos, a incerteza do futuro e a falta de controlo desencadeados pelo novo vírus? Como desenvolveram as religiões migrantes acções com impacto nas suas comunidades e na sociedade envolvente? 
Esta comunicação pretende responder a estas perguntas a partir de uma etnografia realizada entre as comunidades hindus da Grande Lisboa, com destaque para o seu papel relevante no apoio à sociedade civil e no trabalho de cidadania activa durante a pandemia e, simultaneamente, reflectir sobre os desafios metodológicos e as alternativas ao trabalho etnográfico, decorrentes desta situação.

ER  -