Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Salavisa, I. (2021). Tributo a Maria João Rodrigues. Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas.
I. S. Lança, "Tributo a Maria João Rodrigues", in Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas, Lisboa, 2021
@misc{lança2021_1778077769029,
author = "Salavisa, I.",
title = "Tributo a Maria João Rodrigues",
year = "2021",
howpublished = "Digital",
url = "https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/"
}
TY - CPAPER TI - Tributo a Maria João Rodrigues T2 - Conferência Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas AU - Salavisa, I. PY - 2021 CY - Lisboa UR - https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/ AB - Os organizadores da Conferência ‘Entre Transições’ do DINÂMIA-CET dirigiram-me o convite irrecusável de prestar tributo, em nome do centro, a Maria João Rodrigues, fundadora e primeira presidente do DINÂMIA, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica, criado em 1989, no ISCTE. Maria João Rodrigues tem um currículo de excepção, por parâmetros nacionais e internacionais. Conjuga o percurso académico com uma intervenção política de primeiro plano, a nível nacional e a nível europeu. Pode afirmar-se que conseguiu mobilizar uma sólida preparação intelectual para uma intervenção muito relevante, transformando os seus conhecimentos e capacidades em ação para o bem comum que é o das políticas públicas. Foi governante, deputada europeia e conselheira de decisores políticos na Europa e em outros continentes. Pensamento e ação que têm tido um maior impacto na construção de agendas para as políticas europeias nos domínios social, ambiental e da promoção da economia do conhecimento. Pode afirmar-se que sempre teve uma visão global, holística, da realidade económica, social e política, e que desde o início pensou muito para além das fronteiras da universidade e do país. Pensou à escala europeia e global, como raros em Portugal, as questões da sociedade e da economia. A sua atividade e a sua projeção representam um motivo de orgulho para o ISCTE, a que sempre tem estado ligada, para o DINÂMIA-CET, e, mais do que tudo, para o país. Este tributo a Maria João Rodrigues aborda três domínios: o percurso académico e intelectual; o percurso político; e a centralidade do tema Europa no seu pensamento e ação. ER -
English