Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Matos, F. & Lopes, A. (2008). Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações. Comportamento Organizacional e Gestão. 14 (2), 233-245
F. M. Matos and A. P. Lopes, "Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações", in Comportamento Organizacional e Gestão, vol. 14, no. 2, pp. 233-245, 2008
@article{matos2008_1732200769753, author = "Matos, F. and Lopes, A.", title = "Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações", journal = "Comportamento Organizacional e Gestão", year = "2008", volume = "14", number = "2", pages = "233-245", url = "https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=pt&nrm=iso" }
TY - JOUR TI - Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações T2 - Comportamento Organizacional e Gestão VL - 14 IS - 2 AU - Matos, F. AU - Lopes, A. PY - 2008 SP - 233-245 SN - 0872-9662 UR - https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=pt&nrm=iso AB - No contexto do novo paradigma da gestão do conhecimento, o capital intelectual, parece assumir, de forma crescente, a função de principal activo de uma empresa, pois é ele, efectivamente, que permite que a informação se transforme em conhecimento. Ora, considerando este contexto actual, em que os mercados se tornam mais competitivos e forçam as empresas a entrar numa dinâmica de inovação permanente, a gestão estratégica do capital intelectual parece constituir o activo mais valioso, residindo nele, normalmente, as fontes de vantagem competitiva. Diversos são os trabalhos de investigação que têm procurado abordar este tema e que apontam para a necessidade de se adoptar uma postura mais estratégica, pensando também no médio e longo prazo, valorizando mais os activos intelectuais na posse dos colaboradores de cada empresa, integrando-os nos processos de criação, manutenção e utilização do conhecimento. Este artigo irá apresentar as conclusões obtidas numa investigação realizada com o objectivo de identificar os parâmetros que poderão permitir avaliar, no campo empresarial, a gestão do capital intelectual. Esta pesquisa compreende a aplicação de um modelo de auditoria, que se revelou pertinente, numa amostra de pequenas empresas portuguesas. Os resultados obtidos apontam para o facto de as pequenas empresas apresentarem melhor performance no campo económico e social, quando equilibram os vários factores do modelo usado. ER -