Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matos, F. & Lopes, A. (2008). Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações. Comportamento Organizacional e Gestão. 14 (2), 233-245
Exportar Referência (IEEE)
F. M. Matos and A. P. Lopes,  "Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações", in Comportamento Organizacional e Gestão, vol. 14, no. 2, pp. 233-245, 2008
Exportar BibTeX
@article{matos2008_1714638464837,
	author = "Matos, F. and Lopes, A.",
	title = "Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações",
	journal = "Comportamento Organizacional e Gestão",
	year = "2008",
	volume = "14",
	number = "2",
	pages = "233-245",
	url = "https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=pt&nrm=iso"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações
T2  - Comportamento Organizacional e Gestão
VL  - 14
IS  - 2
AU  - Matos, F.
AU  - Lopes, A.
PY  - 2008
SP  - 233-245
SN  - 0872-9662
UR  - https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0872-9662&lng=pt&nrm=iso
AB  - No contexto do novo paradigma da gestão do conhecimento, o capital intelectual, parece
assumir, de forma crescente, a função de principal activo de uma empresa, pois é ele, efectivamente,
que permite que a informação se transforme em conhecimento.
Ora, considerando este contexto actual, em que os mercados se tornam mais competitivos e forçam as
empresas a entrar numa dinâmica de inovação permanente, a gestão estratégica do capital intelectual
parece constituir o activo mais valioso, residindo nele, normalmente, as fontes de vantagem competitiva.
Diversos são os trabalhos de investigação que têm procurado abordar este tema e que apontam para a
necessidade de se adoptar uma postura mais estratégica, pensando também no médio e longo prazo,
valorizando mais os activos intelectuais na posse dos colaboradores de cada empresa, integrando-os
nos processos de criação, manutenção e utilização do conhecimento.
Este artigo irá apresentar as conclusões obtidas numa investigação realizada com o objectivo de identificar
os parâmetros que poderão permitir avaliar, no campo empresarial, a gestão do capital intelectual. Esta
pesquisa compreende a aplicação de um modelo de auditoria, que se revelou pertinente, numa amostra
de pequenas empresas portuguesas.
Os resultados obtidos apontam para o facto de as pequenas empresas apresentarem melhor performance
no campo económico e social, quando equilibram os vários factores do modelo usado.
ER  -