Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Barreto, M. & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social. 13, 59-75
M. A. Barreto and C. A. Piçarra, "Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki", in Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social, no. 13, pp. 59-75, 2022
@article{barreto2022_1734829745946, author = "Barreto, M. and Carvalho, C.", title = "Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki", journal = "Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social", year = "2022", volume = "", number = "13", pages = "59-75", url = "https://sinergiased.org/wp-content/uploads/2022/02/Sinergias_13.pdf" }
TY - JOUR TI - Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki T2 - Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social IS - 13 AU - Barreto, M. AU - Carvalho, C. PY - 2022 SP - 59-75 SN - 2183-4687 UR - https://sinergiased.org/wp-content/uploads/2022/02/Sinergias_13.pdf AB - Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento. ER -